• Carregando...
Um Cristo que chora e um Papa “profético”
| Foto:

O portal Terra colocou hoje no ar um vídeo de uma imagem de Jesus Cristo que chora, na Bolívia. Como só sei colocar aqui vídeo do YouTube, o link da reportagem vai aqui. O Terra atribui o filme à agência Reuters, mas no site deles não encontrei nada. Parece que deu na CNN também.

Confesso que sou um tanto cético a respeito de coisas como a “Nossa Senhora da Vidraça” ou imagens que choram. Para mim, a primeira coisa que os bolivianos deveriam fazer é deixar os cientistas analisarem a imagem. Não sei se algum desses fenômenos recentes foi examinado e deixado sem explicação. De qualquer maneira, e posso ofender alguns aqui, mas acho que uma fé que necessite desses fenômenos extraordinários é uma fé muito frágil.

Enquanto isso, a agência de notícias católica Zenit publica, também hoje, uma entrevista com o presidente da Federação Internacional de Associações de Médicos Católicos, o espanhol José María Simón Castellví, sobre os 40 anos da encíclica Humanae Vitae, de Paulo VI, sobre a contracepção artificial. O documento completou 40 anos em 2008.

Charles F. Sibre / Catholic Cemeteries Office
Paulo VI em 1977. Ano passado foi aberta a temporada de caça a esse Papa, por causa dos 40 anos da “Humanae Vitae”.

Na entrevista, Simón afirma que o Papa Paulo VI teria sido “profético” com sua encíclica, não apenas do ponto de vista doutrinal, mas também do ponto de vista científico, pelos danos à saúde que a pílula provocaria às mulheres, incluindo possíveis efeitos cancerígenos, apontados pela agência das Nações Unidas para pesquisa sobre o câncer. Dei uma pesquisada no site e não consegui achar o documento de 2005 a que a entrevista se refere, mas achei outro, de 2007, que avalia não apenas anticoncepcionais, mas também terapias de reposição hormonal.

Uma das informações curiosas que eu li na entrevista se relaciona ao suposto crescimento da infertilidade masculina devido ao aumento global da quantidade de hormônio circulando por aí graças à pílula anticoncepcional. Mas o próprio Simón diz que essa relação não é totalmente comprovada e pede mais pesquisas a respeito. Isso é algo que eu também gostaria de ver.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]