A agência católica ACI digital informou ontem que, em preparação ao II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida (que ocorre de 3 a 6 de novembro em São Paulo), o padre brasileiro Hélio Luciano, da Comissão de Bioética da CNBB, fará uma videoconferência sobre o tema da morte encefálica, que é seu campo de estudo na pós-graduação que faz na Itália.
Segundo a matéria da ACI, o padre vai abordar o documento “Controversies in the determination of Death”, elaborado pelo órgão que assessora o presidente norte-americano em assuntos de bioética. O texto apresentaria argumentos em favor da mudança de critério para se determinar o momento da morte. Mas eu também espero que o padre Hélio comente igualmente o Why the concept of brain death is valid as a definition of death, da Pontifícia Academia de Ciências e que tem argumentos em favor da manutenção dos critérios atuais.
Aliás, vale a pena recordar que a controvérsia sobre a morte encefálica foi um dos primeiros assuntos tratados no blog, em setembro de 2008, e voltei ao tema no mês seguinte, justamente para comentar o texto da Pontifícia Academia de Ciências que mencionei acima.
Infelizmente não poderei participar da videoconferência, mas os leitores do blog que se interessam pelo tema poderão entrar neste site depois de amanhã, às 15 horas, e enviar perguntas em tempo real ao padre Hélio Luciano.
Prêmio Top Blog 2011
A segunda fase do Prêmio Top Blog 2011 já começou, e o Tubo de Ensaio está classificado entre os 100 mais votados na categoria “Religião-blogs profissionais” na primeira fase. Agora, a votação recomeça do zero. Para votar no Tubo, o processo é o mesmo da primeira fase: clicar aqui ou no selo que está aí do lado, colocar nome e endereço de e-mail, e depois confirmar o voto por meio da mensagem que você receberá por e-mail.
——
Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião