Versões em inglês (english) e espanhol (castellano/español)
Olá pessoal!
O post do Turistando de hoje vai falar de um serviço público de Curitiba que virou cartão postal e modelo. É isso mesmo. As estações-tubo usadas no embarque e desembarque de passageiros dos ônibus estão entre os símbolos da cidade e chamam a atenção dos visitantes. Os usuários do sistema entram literalmente “no tubo” para poderem usar os ônibus.
Contudo, essas estações são apenas um detalhe da gigantesca rede de transporte da capital paranaense. Apesar de ser uma cidade de grande porte, Curitiba ainda não conta com um sistema de metrô. São os ônibus que têm de atender à demanda de uma grande parcela da população.
Apesar de ter um sistema em saturação, Curitiba ainda é vista como exemplo em transporte público no Brasil e no exterior. O modelo de transporte rápido usado por aqui há mais de três décadas, em que ônibus usam corredores exclusivos de tráfego, chegou a ser adotado por quase uma centena de cidades mundo afora, como Lima, Bogotá, Beijing, Boston, Los Angeles, Sydney, São Paulo, Santiago, Amsterdam, Lyon, Toulouse e Paris.
Se não bastassem esses destaques, Curitiba tem em suas ruas o maior ônibus do mundo! É o Ligeirão – popularmente conhecido como Azulão –, implantado no sistema em 2011. O apelido relacionado à cor tem um motivo. É praticamente impossível chegar a Curitiba e não perceber a quantidade de ônibus de diferentes cores que circulam pela cidade. Brancos, vermelhos, amarelos, azuis, verdes, alaranjados… Não se trata de questão estética. As cores servem para diferenciar as linhas de transporte.
Aliás, os ônibus verde-claro compõem a linha Turismo, criada para transportar os visitantes a uma série de pontos turísticos da cidade. Teremos um post dedicado especialmente a ela nas próximas semanas.
Assista ao vídeo em que fazemos um “tour” por algumas linhas de Curitiba:
E você? O que acha dos ônibus de Curitiba? Como os turistas podem aproveitá-los em seus passeios?
Dicas
– Em ônibus que usam estações-tubo, o embarque costuma ser pela porta 3 e o desembarque pelas portas 2 e 4.
– Nas linhas que não usam as estações-tubo, o embarque é pela porta dianteira e o desembarque pelas portas traseiras.
– Para evitar confusão, é bom esperar o desembarque dos passageiros antes de embarcar.
– Esteja sempre atento a seus pertences.
Serviço
– O itinerário e os horários dos ônibus podem ser consultados no site da Urbs.
– Hoje, a passagem custa R$ 2,50, de segunda-feira a sábado, e R$ 1,00, nos domingos. O preço da linha Circular Centro é R$ 1,50. A linha Turismo custa R$ 25, mas tem um serviço diferenciado.
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