| Foto:

Ni hao,

CARREGANDO :)

“Choque cultural refere-se à ansiedade e sentimentos (de surpresa, desorientação, incerteza, confusão mental, etc) sentido quando as pessoas têm de operar dentro de uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social. Após deixar o que era familiar para trás, as pessoas têm de encontrar o caminho em uma nova cultura que tem uma modo de vida diferente e uma mentalidade diferente, tal quando em um país estrangeiro. A partir dali, nasce as dificuldades de assimilar a nova cultura, causando dificuldades em saber o que é adequado e o que não é. Muitas vezes combinada com uma aversão ou mesmo nojo (moral ou estético) com certos aspectos da nova cultura“.

Resolvi postar algumas fotos que ilustram este sentimento de surpresa, confusão mental e, muitas vezes, aversão ou nojo.

Publicidade

Confesso que já nem sei mais se essas fotos são realmente surpreendentes, o que é um sinal positivo (ou não) de aculturação.

Brinquedinhos

Lembro-me da primeira vez que vi um desses brinquedinhos de criança que estão espalhados por toda a cidade. Imaginei logo uma mãe chinesa tentando educar seu filhinho: “se você não se comportar bem, vai andar 5 minutos no pedalinho dos monstrinhos ou dos irmãos siameses esquizofrênicos!”.

Agachamento

Publicidade

É assim que os chineses param na rua para descansar. Ninguém precisa achar um banquinho ou parede para se encostar. Basta se agachar, pressionar os calcanhares contra o chão, buscar o ponto de equilíbrio e relaxar. Aliás, é assim que eles vão ao banheiro, lembram? Estão achando que é fácil? Então tentem!


No shopping

Diálogo da família: “A gerente deve ter morrido e eles estão fazendo o velório na própria loja! Emocionante, né! ….. Mãe, a gerente daquela loja morreu também? Suicídio coletivo?”

Publicidade

Não, não, apenas liquidação de verão.

“Mãe, me compra uma capinha de iPhone?”

“Esta loja vende roupas para quem?”

Publicidade

Esta foto é um grande exemplo de diferença cultural. Na China, não existe nenhuma associação entre a homossexualidade e o veado. Assim como também não existe entre chifre e marido traído. Aliás, o símbolo de “corno” para os chineses é um boné verde. Se um dia vierem à China, não tragam seus bonés!

Passeando pela rua

“O que é aquela caixinha ali no muro? Vending machine de camisinha!”

Não é por falta de estímulo que o povo aqui vai evitar filhos!

Publicidade

“É aquilo? Carne seca!”

Na praia

Da esquerda para direita, de cima para baixo: sombrinha porque sol e “pele branca como as pérolas” não combinam; camelô de óculos (já vi isso antes); em vez de mate com biscoito “grobo”, frutas!; roleta para saber quantas pessoas foram à praia; souvenir para lembrar do passeio: potinho com tartaruga viva; vestiquinos e boias (saber nadar não é tão óbvio por aqui).

Publicidade

Por hoje é só, folks! Tchau!