你们好,
Ni men hao,
Sábado, dia 20 de junho, a China celebrará o feriado do Dragon Boat Festival. Na realidade, o feriado cai no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar, ou seja, a gente vai vivendo nossa vidinha tranquilamente até que alguém avisa “o dragon boat tá chegando”.
Muitos acreditam que o Dragon Boat Festival se originou na China antiga, com base no suicídio do poeta e estadista do reino Chu, em 278 AC. Qu Yuan se jogou no rio com 61 anos de idade. O povo de Chu tentou salvá-lo procurando-o desesperadamente em seus barcos, mas não conseguiram. Todos os anos, a Dragon Boat Festival é celebrado para comemorar essa tentativa de resgate de Qu Yuan.
As duas principais tradições e simbolismos desta data são uma corrida de barco, que acontecem em locais variados, e comer zong zi. Zong zi se parece com uma pamonha, só que é feito de arroz envolto em folha de bambu. Dizem que o povo de Chu jogava zong zi ao mar para evitar que os peixinhos comessem o corpo de Qu Yuan.
E como nós expatriados vivenciamos esta data do calendário chinês?
Como o feriado cai num sábado, segunda-feira não haverá trabalho, pelo menos para o Luiz na IBM. As crianças já estarão de férias, então para elas não acontecerá nada de especial. Um desperdício de feriado, segundo o Dudu.
A IBM dá de presente para seus funcionários uma caixa cheia de zong zi, 6 ovos de pato e 6 kiwis. Luiz, só de sacanagem, fez um pratinho para as crianças e disse que esse seria o almoço de domingo. Reclamação geral!
Os ovos de pato são tidos na China como poderoso remédio contra tosse, dor de garganta e dente e, segunda a medicina chinesa, devem ser comidos no verão.
O kiwi, apesar de quase ninguém saber, é uma fruta típica da China.
Este ano, no entanto, meu Dragon Boat foi muito especial. A Nora convidou um grupo de expatriados para um evento comunitário, no qual as chinesas do Lady’ School nos ensinaram a fazer zong zi. Esses eventos são muito legais pela troca cultural entre países do mundo inteiro tendo a China como anfitriã. Olhem só:
Para fazer zong zi você precisará de:
Depois é só fazer uma cestinha de bambu, colocar o arroz e a carne de porco lá dentro, dobrar, fechar e amarrar bem amarradinho. Super simples para pessoas normais. Eu juro que tive a maior boa vontade e tentei fazer um lindo zong zi, mas só consegui fazer meio. Tive que pedir a uma das chinesas da Lady’ School para terminar para mim. Mas essa deficiência para trabalhos manuais é um probleminha particular meu. Minhas amigas Valéria, Dora e Marília fizeram vários zong zi perfeitos!
O vídeo abaixo foi uma tentativa minha de gravar o processo do início ao fim. Só que os chineses possuem muito de brasileiro e tudo é meio zoneado, sem muita ordem ou lógica. Portanto, infelizmente só vai dar para ver a primeira parte do preparo.
No final do evento, como era de se esperar, sentamos para comer os zong zi que eles gentilmente preparam previamente para a gente. O gosto é bastante suave e com mel fica uma delícia!
Já que estamos no mês das festas juninas no Brasil, que tal fazer uns zong zi no lugar da pamonha? Segundo os chineses, vocês terão sorte o resto do ano!
christianedumont@hotmail.com
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião