• Carregando...
Quem mandou querer estudar!
| Foto:

Ni hao,

Agora são 10 horas da noite de domingo, 4 de novembro. Os dias se passaram e eu não tive tempo de escrever o post desta semana. Meu Deus, isso nunca tinha acontecido antes. E por quê?

Por vários motivos, mas o principal deles é a universidade! No início, como vocês viram no post Onde há um desejo há um caminho, estava tudo muito tranquilo. Só que as aulas foram acontecendo e, a cada uma delas, tivemos que aprender uns 20 novos caracteres. Por professora!

Lembrar os caracteres é coisa de maluco. O pior pecado que um aluno pode cometer é o de se irritar com os chineses e pensar “quem inventou esta p… desta língua sem lógica!” Sim, sem lógica.

Por exemplo, outro dia a professora estava explicando que o caractere para caneta (ou lápis) tinha um radical que significava bambu. “Que outro caractere tem bambu na sua composição?” perguntou ela. Fernando disse “casa”. Eu arrisquei “árvore”. “Floresta” falou a russa.

“Não”, ela respondeu orgulhosa, é “basquetebol”. Eu e o Nando nos olhamos e começamos a rir. Será que a cesta é feita de bambu? Ou os jogadores são altos como um bambu? Esquece, cala a boca, para de pensar e decora essa droga!

Chris Dumont

Para piorar um pouco as coisas, a gente agora está fazendo exercício de compreensão. Só que quem escreveu os exercícios odeia estrangeiro e fica nos sacaneando a cada exercício. Olhem só este aqui:

Locutor: Aquele professor é o seu professor? (Lembrando que a língua chinesa não têm gênero, ou seja, professor pode ser tanto homem quando mulher).

Locutora: Aquele professor é o professor da minha irmã. Todos os meus professores são mulheres.

Locutor: Quem é aquele professor?

Opções de resposta:

a. O professor do homem
b. O professor da mulher
c. O professor da irmã da mulher

Para completar, olha a confusão que é o exercício!

Chris Dumont

Aliás, outro dia estava no metro aproveitando para decorar os caracteres (qualquer lugar é lugar para eu aproveitar para decorar caractere) e, como sempre acontece, uma chinesinha orgulhosa de ver um ocidental tentando aprender mandarim, começou a falar comigo. E, como sempre acontece, fiquei nervosa e não entendi nada. Aí resolvi mandar uma das primeiras frases que aprendi na universidade: “mandarim é muito difícil” que, em mandarim, se fala “raniu ram nam”.

Adivinhem o que aconteceu? Ela não me entendeu até eu mostrar a frase escrita no livro. Frustrante!

Mas nada disso me fará desistir, especialmente quando penso que entrei completamente analfabeta na universidade e hoje, 30 aulas depois, eu já consigo ler o seguinte quadro:

Chris Dumont

Não é o máximo!!! Então, vou ficando por aqui, porque terça-feira tenho prova e ainda preciso decorar mais de 100 caracteres!

Chris Dumont

再见

Prêmio Top Blog 2012, estamos na segunda fase!
Todos os blogs da Gazeta do Povo que concorrem ao Prêmio Top Blog 2012 ficaram entre os Top 100 de suas categorias e disputam a segunda fase. A votação recomeça do zero; se você já votou na primeira fase, pode votar de novo, usando seu e-mail, o Twitter e o Facebook. Cada internauta pode votar em quantos blogs quiser, mas não é possível votar duas vezes no mesmo blog usando uma única conta de e-mail:

O Tubo de Ensaio concorre na categoria “religião (vote )
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo” (vote)
O CWB Live concorre em “Música” (vote)

Vote e compartilhe o link com seus amigos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]