Ni Hao,
Semana atribulada! Post atrasado! Mas eu tenho algumas boas desculpas. Espero que vocês aceitem!
Universidade
As aulas na Shenzhen Dá Xué estão cada vez mais, digamos, desafiadoras. Nossa convivência com as coreanas na sala de aula exige um nível altíssimo de humildade e tolerância.
A professora pede para a gente fazer uma frase com uma palavra. A título de exemplo, vamos dizer que seja “livro”.
Eu faço a seguinte frase: “Os livros ésta em srobê as meça”.
Em seguida vem a frase da coreana: “Ontem, eu peguei um taxi e levei 10 minutos da minha casa até a biblioteca da universidade onde pude ler alguns livros interessantes e bem ilustrados!”
Eu e meu coleguinha brasileiro, o Lucas, já combinamos: um segura e outro bate!
Momento cultura: minha amiga brasileira-americana-coreana sobre a qual comentei no post retrasado, me disse que o coreano é uma língua super nova que tem apenas 500 anos. Ela foi criada por um dos líderes da Coréa que, achando o mandarim muito complicado, resolveu simplificá-lo na escrita, gramática e fonética criando, assim, a língua perfeita! Ela me disse que o coreano está longe de ser perfeito, mas é infinitamente mais fácil do que o mandarim.
Ou seja, nossas coleguinhas coreanas aprendendo chinês são como brasileiros aprendendo espanhol. Covardia!!!
Cartas
No meu penúltimo post, fiz algo que nunca tinha feito antes de tão óbvio que era: assinei com meu e-mail particular. O que foi que aconteceu?
Recebi mensagens de vários lugares do Brasil de pessoas pedindo minha ajuda de alguma forma. Um grupo de amigos que estava em Shenzhen precisando de dicas de lugares para visitar; uma mãe preocupada com a saúde da filha que está morando no norte da China; um professor de um curso de mandarim querendo oferecer uma visão melhor da China para seus alunos e por aí vai! Todos com receio de estar me incomodando, sem sequer imaginarem o prazer que isso me dá!
Mas, o e-mail que mais me tocou foi de uma chinesa de Shenzhen que se casou com um brasileiro e está morando no Brasil há 12 anos. Em determinado momento ela escreveu “você e sua família são bem queridos para nossos Chineses mesmo.”
Fico tão feliz de ver que, apesar de todas as brincadeiras que faço com os hábitos chineses, ainda assim eles conseguem perceber todo o respeito e admiração que tenho por este povo. Fiquei feliz! 很高兴!Hen gaoxing!
Aniversário Dudu
Esta é a terceira vez que o Eduardo comemora seu aniversário na China. Mal posso acreditar nisso! Que alegria ver a casa cheia de crianças de todos os cantos do mundo!
O “Parabéns para Você” foi cantado em, simplesmente, oito línguas: português, chinês, hebraico, coreano, inglês, espanhol, holandês e russo!!!
Como chinês não tem hábito de comemorar aniversário, é difícil achar aqueles assessórios para festas que, no Brasil, viraram uma indústria para lá de lucrativa. Reparem nas velas: 5 + 6 + 11! Sim, na falta de velas de com o número 1, o jeito foi apelar para criatividade. Valeu pela ideia, Marquinhos!
Momento agradecimento: Paloma, seus brigadeiros fizeram o maior sucesso com a criançada. Obrigada de coração!
SGBS
Além da emoção de ver o meu caçula fazendo 11 anos, ainda estou vivendo a deliciosa sensação de ver a minha consultoria, em parceria com o Sung Tien Lo, ganhando vida. Nosso site está praticamente pronto e, com certeza, no post que vem, terei o maior prazer de apresentar a vocês. Aí embaixo, em primeira mão, a logomarca da nossa empresa criada pelo meu querido amigo Cacau.
Momento propaganda: K&Kau Promoção e Merchandising Ltda kkau@iis.com.br
Tenho ou não tenho bons motivos para o meu ligeiro atraso?
再见
Zai jian
Se quiser falar comigo, envie e-mail para christianedumont@hotmail.com
Se quiser acessar o site da Shenzhen Global Business Services, clique aqui.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião