CNN| Foto:

你们好,

CARREGANDO :)

Ni men hao,

Este é meu último post antes de irmos para o Brasil passar as férias de verão (verão no hemisfério norte) e, obviamente, assistir à Copa do Mundo. Este post reúne alguns comentários rápidos sobre nossas últimas experiências em Shenzhen.

Publicidade

 

O Verão chegou!

Depois de duas semanas de chuvas intensas, Shenzhen virou definitivamente a floresta Amazônica. Quente, úmida e cheia de mosquitos! Graças a Deus que no Brasil já é quase inverno!

 

Publicidade

Esta foi a paisagem da nossa varanda durante todos os dias da semana passada.

 

Por falar em floresta amazônica…

A CNN está transmitindo várias reportagens sob o título “Is Brazil ready for the World Cup?”. Uma delas fala de Manaus onde ocorrerão jogos importantes como Inglaterra x Itália e EUA x Portugal. Eles comentam que a temperatura da cidade fica acima dos 30 graus e a umidade é de mais de 90%. Além disso, uma passagem do Rio para lá custa 600 dólares e o aeroporto ainda se encontra em obras. A repórter resolveu perguntar a opinião de turistas ingleses que passavam férias em Manaus. Eles disseram que a cidade era maravilhosa, principalmente por que era a menos violenta de todas as que já haviam visitado no Brasil.

 

Publicidade

Bom, acho que a Copa do Mundo saiu de vez pela culatra!

 

 

Ainda sobre o verão

Publicidade

Muitas das minhas clientes que vêm para Shenzhen a passeio ou para estudar me perguntam “pode andar de short na China?”. Eu respondo: pode andar até pelada, se quiser! A China, como o Brasil, é um país de contradições. Há 40 anos, todo mundo usava o uniforme cinza do Partido Comunista fechado até o pescoço. Hoje, a mulherada resolveu colocar as perninhas de fora, sem limite de altura para saias e shorts. As fotos abaixo foram tiradas dentro do metrô, à noite. De dia, o negócio é usar meia calça para não queimar as pernocas!

 

 

Chinês adora dinheiro!

Publicidade

Apesar do sol escaldante, eu continuo andando praticamente só de bicicleta. Ontem resolvi colocar uma cestinha para poder ir ao supermercado fazer compras. Nosso consertador oficial de bicicleta me cobrou 7 reais pela cesta e sua instalação, além de dar uma geral na bike. Todas as vezes que vamos lá para encher pneu, colocar óleo, ajustar as marchas, consertar a buzina etc, ele não cobra nada. A gente tenta pagar, mas ele simplesmente não deixa!

Fora ele, o entregador de pizza também não aceita gorjetas. O carinha que vende DVD aqui embaixo do nosso prédio baixou 90 músicas na Internet e vai gravar para a gente sem cobrar nem um tostão. Tentei dar uma máquina de contar dinheiro para o dono do mercadinho aqui perto de casa, mas ele não aceitou. Tive que levar pelo menos 6 caixas de leite em troca. E, além disso tudo, o Lee, nosso “taxista-particular” não me cobrou a corrida até a instituição de caridade, para a qual contribuo, por que eu estava sendo “muito boa para os chineses”. Fiquei emocionada!

Sei lá, acho que algumas verdades sobre os chineses não são tão verdadeiras assim.

 

 

Publicidade

 Mr.Lee (dono de um “black taxi”) e Laoban (‘patrão”em mandarim) nossos amigos-chineses.

 

E por falar em ir ao mercado…

Antes de chegar à China, eu tinha muito medo de não saber distinguir o shampoo do amaciante de roupas e passar Comfort no cabelo. Isso nunca aconteceu… até sábado passado quando resolvi fazer um delicioso picadinho de carne. Mariana provou e achou que faltava algo. Lembrei que tinha me esquecido de colocar ketchup e mandei ver. Olhem a foto abaixo e adivinhem o que aconteceu.

Publicidade

 

Isso por que está escrito em inglês. Imagine se não tivesse!

 

 

Publicidade

Tudo na China é enorme!

Uma amiga me ensinou a fazer champignon em conserva: “- Compre aquele cogumelo redondinho e branco, corte em fatias e cozinhe na água com vinagre, sal e uma folha de louro”. Fica i-gual-zi-nho o nosso champignon, só que muito mais barato.

Vejam o tamanho do dito cujo!

 

Publicidade

Na China, até o champignon é gigante!

 

E sabem quem chegou à China?

 

Publicidade

A minha, eu vou comprar in loco!!!!

 

Brasil, eu tô voltando!!!!

Durante as nossas férias, o intervalo entre os posts deverá ficar maior do que já é J. Mas acho que durante a Copa, ninguém vai querer saber de China mesmo, né?

 

Publicidade

再见

Zai jian

christianedumont@hotmail.com