Esse é o tipo de bolo massudo que vai muito bem com um café no meio da tarde. Fica tão firme que nem precisa de garfo para comer, vai com a mão mesmo. Pra fazer é rápido, leva um tempo para assar, mas dá aquele cheirinho bom de bolo pela casa. É inverno e acender o forno é a melhor coisa que se pode fazer nesse tempo chuvoso!
Além de tudo, o preparo é bem fácil e não leva nenhum ingrediente de origem animal. Encontrei a receita em um livro chamado “Cozinha vegetariana: Bolos”, da Carolina Bergerot, no qual, se não me engano, todas as receitas são veganas. Se você quiser procurar em livrarias e sebos, a editora é a Cultrix e lembro de ter visto outros livros vegetarianos e naturais editados por eles. Você pode acessar uma parte do conteúdo (inclusive a receita original) clicando aqui. Vou passar a receita com dicas para alguns ingredientes e você pode ver o que fica mais fácil fazer na sua casa. Eu alterei bem pouco a receita original e se você fizer essa receita, conta pra mim nos comentários se mudou algo e como ficou o bolo?
Bolo de aipim com coco
Receita para uma forma de 21 cm de diâmetro (daquelas com furo no meio)
Ingredientes
2 xícaras de aipim ralado*
1 xícara de coco ralado
1 xícara de água*
1 xícara de açúcar mascavo
7 – 10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
5 – 8 colheres de sopa de gordura de coco*
Farinha de trigo, óleo e canela em pó para untar a forma
Modo de preparo
Rale ou triture o aipim e misture com o coco ralado em uma tigela. Acrescente o açúcar, a água, a gordura de coco derretida e mexa bem. Adicione aos poucos a farinha de trigo até a massa ficar encorpada, mas não pode ficar difícil de mexer. Se for esse o caso, coloque mais líquido. Por último, misture o fermento. Unte uma assadeira com óleo e farinha de trigo misturada com canela. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus C por 1 hora ou até ficar dourado e soltar da forma.
*Substituições de método e ingredientes
Aipim: se não quiser ralar, coloque em um processador os pedaços da raiz. Mas cuide com o tranco que ele vai dar, é bom segurar firme o copo. Não testei, mas imagino que ajude a quem não tem processador e não quer ralar: dá para bater no liquidificador os pedaços de aipim com o líquido – leite de coco, leite vegetal ou água mesmo. Para isso, pique bem a raiz e aumente a quantidade de líquido ou você pode queimar o motor!
*Gordura de coco: usei derretida, mas qualquer gordura vegetal vale neste preparo. Na receita original, pedia óleo apenas. Use de canola, milho, soja, o que tiver em casa.
*Água: a receita pedia leite de coco, mas não tinha. Então usei água e coloquei umas duas colheres de leite de coco em pó. Não achei muito prático dissolver. Recomendo que use apenas água ou outro leite vegetal de sua preferência. Neste caso, coloque aos poucos intercalando com a farinha até dar o ponto.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS