Em junho saiu um livro que me deixou muito animada com novas práticas na cozinha doméstica, tipo usar uma lava-louça para cozinhar em baixa temperatura. É o “Cozinhando sem desperdício” da italiana Lisa Casali e falo sobre ele nesta resenha – mas não da parte da lava-louça. A autora escreveu um livro só sobre isso e ainda não foi publicado no Brasil.
Nenhum gringo precisa mostrar pra gente o quão importante e fácil é usar ingredientes orgânicos integralmente. Há um mês entrevistei a arretada da Regina Tchelly e quem ficou boquiaberto com a paraibana foi ninguém menos que o também italiano Carlos Petrelli, do movimento Slow Food. Itália e Brasil tem uma história, né? Ou sou eu que esbarro nelas?
Do “Cozinhando sem desperdício” eu adaptei uma receita até agora, o “Cupcake de casca de maçã”, usando bananas orgânicas integralmente e tornando o bolo vegano. A ideia de picar a casca de banana bem fininha veio da Regina Tchelly, que nos ensinou a fazer um brigadeiro com ela. Na receita original da Lisa Casali não vai fruta na massa. Eu optei por colocar as bananas porque não tinha casca sobrando e porque ela faz as vezes de ovo para dar liga. O bolo fica bem macio e com pedacinhos de banana no meio. Outra coisa: quando faço bolos, sempre coloco um pouco menos de açúcar, então se você preferir, acrescente mais ½ xícara aos ingredientes.
Ingredientes
Casca de quatro bananas higienizadas e picadas em quadrados bem miúdos
4 bananas em rodelas
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
De ⅓ a ½ xícara de leite vegetal (para dar o ponto da massa)
1 colher de sopa de gordura de coco
Modo de preparo
Em uma panela coloque um fundo de água, as cascas e ⅓ do açúcar. Leve ao fogo para caramelizar. Reserve.
Em uma tigela, junte todos os ingredientes, exceto o leite. Misture bem e acrescente aos poucos o leite, mexendo até obter uma mistura cremosa e não muito pesada. Coloque na forma que você preferir. Eu fiz em forminhas de silicone. Preencha as forminhas até quase a borda (a massa vai crescer e não pode transbordar) e coloque uma colher de sopa das cascas caramelizadas por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus C por vinte minutos ou até a massa estar bem douradinha.
PS: mantenha esse bolo na geladeira a partir do segundo dia para que a massa úmida não corra o risco de embolorar ou ficar azeda.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS