Meu estrogonofe de proteína de soja, com arroz branco, orégano fresco e chips de abóbora e batata doce.| Foto:
CARREGANDO :)

Tenho um problema com proteína de soja. Acho ruim, não sei preparar, não é exatamente a melhor coisa pro corpo digerir, tem uma textura estranha… a lista de contras segue, a de prós para em “é prático e substitui a carne”. Mas eu tinha um pacote remanescente do ano passado e não fazia ideia do que tinha feito com um terço daquilo em 2012. Só lembro que deu errado.

Resolvi esquecer a antipatia que sinto pela PTS e fui fazer um estrogonofe, encorajada por uma receita gentilmente cedida pela Luma Santos, uma amiga virtual cheia de amigos em comum. Um dia a gente se esbarra. Muito grata, Luma! Finalmente acertei a mão. Tive que fazer várias adaptações porque não tinha tudo em casa. Por exemplo: faltou malzbier e creme de leite/creme de soja. Mas deu certo. E o que sobrou eu congelei para acrescentar os cogumelos numa próxima refeição. Nham!

Publicidade

Vou dar as duas receitas abaixo. A primeira é a original, a segunda é a que enjambrei. Sugiro que você leia as duas antes de preparar o estrogonofe e perceba como, no caso dos salgados, uma receita pode ser a base de um preparo e não as medidas definitivas.

Estrogonofe de soja da Luma
Rende para duas pessoas

Ingredientes para hidratar a PTS
2 xícaras de proteína de soja média
⅔ de xícara de shoyu
2 colheres de vinagre (esse é o segredo pra tirar o gosto ruim da soja)
Cominho, açafrão, pimenta calabresa e orégano e sal a gosto
Água até cobrir


Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro e esquente durante 4 minutos no micro-ondas. A ideia é que o tempero esteja tão gostoso que dê para comer a proteína assim pura, hidratada.

Publicidade


Ingredientes para o molho
2 dentes de alhos bem picadinhos
½ cebola bem picadinha
1 tomate grande sem pele picado
½ xícara de polpa de tomate (vai um pouquinho mais)
A soja hidratada, lavada em água corrente e espremida com as mãos
1 caixinha de creme de leite ou creme de soja
½ lata de cerveja escura
Uma pitada de açúcar
Uma pitada de sal para correção do tempero


Modo de preparo
Frite o alho em um fiozinho de óleo ou azeite, coloque a cebola até murchar e em seguida o tomate, até começar a desmanchar. Aí por a soja já lavada e escorrida. Acrescente a cerveja e deixe ferver para evaporar o álcool. Adicione a polpa de tomate e espere ferver de novo. Desligue o fogo e coloque o creme de leite. É importante ser com o fogo desligado para não talhar o leite!

A sugestão é o clássico arroz branco e batata palha.

***


Estrogonofe da Luma adaptado
Minha versão para a receita acima

Publicidade


Ingredientes para hidratar a PTS
2 xícaras de proteína de soja grossa
⅔ de xícara de shoyu
2 colheres de sopa bem cheias de vinagre (esse é o segredo pra tirar o gosto ruim da soja)
Cominho, açafrão, pimenta calabresa e orégano e sal a gosto (usei uma colher de sopa cheia de tudo, exceto o sal)
Água fervente até cobrir


Modo de preparo
Esquente a água em uma chaleira e despeje sobre a proteína e os ingrediente. Deixe hidratar por uns 10 minutos. Escorra a PTS, lave bem e aperte-as para tirar a água. Como usei a proteína grossa, cortei ao meio as bolinhas maiores. Eu não sei se deveria, mas reservei o líquido para usar no molho.


Ingredientes para o molho
3 dentes de alhos bem picadinhos
½ cebola bem picadinha
1 xícara de polpa de tomate
A soja hidratada
2 colheres de sopa de catchup (usei um que eu mesma fiz)
3 colheres de sopa bem cheias de leite de soja em pó, dissolvidas em ½ xícara de água (usei ¼ de água e ¼ do líquido que usou para hidratar a proteína)
1 xícara do líquido reservado
cerca de 150 ml de cerveja (usei uma Double Vienna porque era a única que eu tinha em casa, mas sugiro que usem uma menos cara!)
1 colher de chá de açúcar
u
ma pitada de sal para correção do tempero
pimenta do reino a gosto


Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola em um fiozinho de óleo ou azeite em fogo baixo até ficarem macios. Coloque a soja já lavada e escorrida e acrescente a cerveja. Deixe ferver para evaporar o álcool. Adicione a polpa de tomate e espere ferver de novo. Se o molho ficar muito grosso, acrescente aos poucos a xícara do líquido reservado. Coloque o catchup e o creme de leite ou de soja. Caso você use o leite de soja em pó, atente para a proporção: as três colheres de sopa para ½ xícara de água resultam em um creme espesso e sem gosto. Acrescente esta pasta ao molho, sempre mexendo. Coloque o açúcar e prove o tempero. Eu corrigi o sal e acrescentei pimenta do reino preta. Comi com arroz branco e um mix de chips de abóbora e batata doce. E orégano fresco.

***

Publicidade


Você tem alguma receita de estrogonofe de soja ou outro preparo com PTS? Estou colecionando para compará-las e aprender como prepará-las direito. Agradeço se me enviarem: flavias@gazetadopovo.com.br