Não que eu seja uma grande fã de aliteração, mas essas duas palavras combinam, não? Brotinho. Brócolis. Brotinho de brócolis, que bela ideia! Não tem como dar errado. Pizza de brócolis é um clássico da casa dos meus pais. Meu pai sabe fazer como ninguém e todo mês tinha uma noite de pizza quando eu morava com eles. Fica deliciosa, com os brócolis assados brevemente, meio crocantes e quentinhos.

CARREGANDO :)

Resolvi arriscar fazer pizza por dois motivos: tinha brócolis de sobra na geladeira e estava há umas semanas querendo fazer alguma massa com um restinho de fermento biológico esquecido. Aí lembrei desta de pizza facílima, que nem precisa pré-assar a massa antes de rechear!

Fazia anos (anos mesmo, calculei uns oito) que eu não preparava essa receita, que é da mãe de uma amiga muito querida que hoje mora em Blumenau, a Marina. Ela [a Marina], generosamente, passou a receita numa noite de forno, suco e jogo de cartas na casa de outra amiga querida, esta morando em São Paulo, a Flora. São outras duas pessoas incríveis das quais sinto falta no meu dia a dia.

Publicidade

Então, pai e meninas, esta é pra vocês. 😉

A massa

Esta receita rende uma pizza pequena com a massa mais grossa e fica bem macia assada. Fiz em uma forma de 21 cm de diâmetro e deixei mais ou menos 1 cm de espessura. Aqui ela está com cara de quiche, mas não se engane, é só porque usei uma forma de fundo removível.

Publicidade

Se você quiser a massa bem fina e mais crocante, é só esticar mais a massa que ela vai render quase o dobro.

 

Ingredientes

2 + ½ xícaras de farinha de trigo integral (usei orgânica)

1 colher de chá de sal

Publicidade

½ colher de chá de açúcar

2 colheres de chá de fermento biológico

½ de xícara de óleo vegetal

⅔ de xícara de água morna (é importante ser morna para não matar o fermento)

 

Publicidade

Modo de preparo

Misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar e em seguida o fermento. Faça um buraco no meio da mistura e despeje o óleo e a água morna. Misture bem até formar uma massa homogênea. Sove rapidamente. A massa tem que ficar macia, um pouco ‘esponjosa’ e sem grudar ou se esfarelar.

É tão rápido de fazer que você nunca mais vai querer comprar massa pronta. Vai por mim.

Abra a massa com um rolo de macarrão deixando-a na espessura desejada e coloque em uma forma untada. Usei uma de fundo removível porque é a menor que tenho em casa, mas você pode colocar em forma de pizza, em formas retangulares, individuais… fica a seu critério.

Publicidade

Meu molho de tomate preguiçoso

Eu acho que comer pizza com talheres é coisa para se fazer na pizzaria, então gosto de deixar o molho de tomate com bastantes pedaços quando vou comer aos bocados. A receita abaixo está com o dobro de ingredientes necessários para a massa da pizza pequena porque eu quis guardar um pouco. Você pode fazer a metade se quiser a quantidade suficiente para a receita de massa acima.

 

Publicidade

Ingredientes

2 dentes de alho picadinhos

1 cebola picadinha

½ pimentão amarelo

6 tomates italianos maduros cortados grosseiramente

Publicidade

pimenta e sal a gosto

 

Refogue o alho e a cebola até “suarem”. Acrescente o pimentão e espere soltarem um pouco de água. Coloque o tomate, mexa, e deixe ferver em fogo baixo com a panela tampada. Depois que murcharem, destampe, mexa bem e fique de olho até a água secar. Tempere e reserve.

Publicidade

Montagem

¼ de brócolis chinês (além das flores, uso o talo fatiado bem fininho)

3 fatias de queijo muçarela

manjericão a gosto

azeitonas para decorar

Publicidade

Cubra o disco de massa com uma camada de molho de tomate. Tente escorrer o líquido para não ensopar a base. Coloque os pedaços de brócolis e o manjericão e cubra com queijo. Agora vem a parte exagerada: para não sobrar brócolis e porque eu gosto de bastante recheio, acrescentei mais um pouco de brócolis por cima e uma colherada de molho e manjericão. Mas isso é opcional. Por fim, decore com as azeitonas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus C por vinte minutos ou até a massa estar assada.