Existem dezenas de motivos para alguém não comer carne — cultura, paladar, defender o direito à vida dos animais, boicotar a indústria, problemas de digestão, falta de grana, saúde, etc etc — e um só para reunir todas essas pessoas num mesmo lugar. A comida, naturalmente.

CARREGANDO :)

É com receitas, livros, novidades no mercado, locais para comer, pesquisas e notícias que vou rechear esse espaço. A ideia é propor uma discussão lúcida sobre vegetarianismo e correntes afins — sem forçar a barra e sem esquecer da saúde. A infinidade de sabores, nutrientes e texturas da culinária vegetariana é muito maior que qualquer outra cozinha e quem tem restrições alimentares sabe que criar intimidade com as panelas é consequência.

Uma boa parte dos onívoros pensa que aquele empanado quatro queijos da esquina, um miojo sabor tomate e a tal da “salada” resolvem o problema. Mas tem vegetariano que não gosta de salada e que não come, por exemplo, queijo. Há quem se desespere (principalmente as mães): “Ai, meu Deus do céu, ele/a não come nada!”. Será mesmo?

Publicidade

O que tiver folha, caule, raiz, flor, fruto, terá lugar cativo nesse blog — um cogumelo apetitoso também tem vez — e assim quero mostrar tudo o que a culinária vegetariana tem de delicioso e o quanto a carne pode ser dispensável. Não torça o nariz! Cara feia pra mim é fome.

*

*         *

Em tempo: não posso começar um blog sobre o assunto sem falar de mim e do que coloco no meu prato. Sou repórter do Bom Gourmet da Gazeta do Povo desde junho de 2013 e onívora. A maior parte da minha alimentação, no entanto, são legumes e hortaliças. Passei alguns meses em vários momentos da vida sem comer carne, mas não diria que já fui vegetariana. O que fiz foi diminuir o consumo nos últimos anos e na minha casa entra, no máximo, queijo e ovo. Não posso, pela necessidade e por gostar de ter repertório, parar de comer certas coisas — até alimentos dos quais nunca fui fã acabo provando, se preciso.

Por outro lado, convivo com muitos vegetarianos e veganos. E por causa da minha decisão e dos meus amigos, faço experimentos quase que diariamente cozinhando com pouco ou nada de origem animal. E, para ser bem sincera, até hoje nenhum “carnívoro” viu defeito nos meus preparos caseiros ou nos bufês de restaurantes vegetarianos que frequento.
PS: Você não precisa ser vegetariano para ler esse blog, nem simpatizante. Não vou tentar convencer ninguém a deixar de lado o bife. Porém, se você diminuir o consumo de carne, considerarei uma vitória!

Publicidade