Essa é a receita de um docinho que preparei no Dia Mundial Vegano na Veg Veg em 2015. Pois é, fez um ano! É uma versão muito parecida do Ferrero Rocher caseiro que postei há alguns anos, vocês lembram?
Dá pra fazer umas bolinhas e comer como um docinho mesmo, só que fica mais leve (e é mais rápido) que fazer doce de leite e modelar brigadeiro. Também dá para tirar a polpa da receita, deixar esfriar em uma forma bem bonita e servir como pudim ou flan (depende da quantidade de ágar-ágar for na sua massa). Desenforma bem fácil, basta deixar o recipiente úmido antes de colocar a massa.
Você pode comprar amendoim torrado ou torrar em casa, tirando bem a casca para ficar com cor uniforme. O leite eu já ensinei em outras postagens e para fazer o de amendoim não é preciso deixar de molho. Não gosto do sabor do amendoim cru, mas se você prefere, pode usar! Qualquer leite vegetal e polpa pode ser usado nessa receita, o importante é prestar atenção na proporção de líquido e ágar-ágar: se usar muito dessa alga espessante, vai virar um bloco gelatinoso firme, uma textura que eu acho desagradável.
Doce de amendoim
Para fazer esta receita, você precisa fazer leite vegetal caseiro. Aprenda neste link!
Ingredientes
2 + ½ xícara de leite de amendoim
½ xícara de polpa de leite de amendoim (o que sobra no coador quando você bate o amendoim torrado com água para fazer leite)
¼ de xícara de melado
1 + ½ colher de chá de ágar-ágar
¼ de colher de chá de canela em pó
Amendoim torrado e triturado para decorar
Chocolate meio-amargo derretido em banho-maria para decorar
Preparo
Em uma panela, misture o leite, a polpa, o melado e a canela em pó e mexa bem para ficar uniforme. Em fogo baixo, acrescente o ágar-ágar e mexa sempre, até começar a engrossar e ferver. O ágar-ágar precisa de pelo menos dois minutos de fervura para firmar a massa depois de esfriar. Como a gordura das oleaginosas ficam saturadas com aquecimento, essa não é uma sobremesa pra todas as horas. 🙂
Quando tiver fervido de dois a três minutos, coloque em uma travessa úmida e deixe esfriar em temperatura ambiente. Com o auxílio de uma colher, raspe a massa depois de fria e modele bolinhas. Passe no amendoim triturado para decorar ou em confeitos de sua preferência. Finalize com chocolate meio-amargo derretido em banho-maria. Também pode ser colocado em recipientes pequeninhos de silicone e serem desenformados depois de frios para serem servidos como um flan.
Dicas:
– 2 xícaras de amendoim torrado viram ½ xícara de polpa. Você faz dois litros ou mais de leite de amendoim, usa parte do leite para o doce e acaba com a polpa!
– Você pode substituir o leite vegetal por qualquer outro leite de sua preferência. Imagine de coco, que delícia!
– Cuidado com a quantidade de ágar-ágar na receita: é melhor colocar menos do que mais. Não compre a granel: nem sempre ele está fresco e dá o mesmo resultado que o de pacotinho.
– Caso você coloque ágar-ágar demais, pique a massa fria em pedaços bem pequenos e “derreta-os” em fogo baixo com mais leite. Quando ficar homogêneo, desligue o fogo e deixe esfriar novamente.
– Eu uso o melado do Slow Food, à venda no Coletivo Alimentar, que é bem líquido e saboroso, tem doçura e um pouco de acidez. Se for do convencional, pode colocar um pouco menos que ¼ de xícara porque geralmente são mais doces.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS