Quem vê as postagens de receita por aqui pode pensar que só como doce. Mas é que é tão raro fazer sobremesa que, sempre que a gente prepara lá em casa, temos que fotografar, rs. Eu adaptei uma receita que o chef Rafael Rupp preparou para a revista Bom Gourmet de junho, usando o que eu tinha em casa.
Provei algumas versões veganas de cheesecake, mas esta foi, de longe, a que mais gostei, especialmente porque a textura do recheio fica parecido com ricota e a receita não leva ágar-ágar (o que fica esquisitíssimo, na minha opinião). Confira na matéria o preparo do chef e, abaixo, a minha adaptação.
Tofucake
Adaptada da receita do chef Rafael Rupp
Ingredientes/Massa
150 g de farinha de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de chia
¼ de xícara de água quente
2 colheres de sopa de óleo de coco
75 g de açúcar mascavo
Um punhado de nozes trituradas
Ingredientes/Recheio
300 g de tofu soft
2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 limão
Extrato de baunilha (usei um caseiro)
Uma pitada de sal
Preparo
Comece com a massa: hidrate a chia na água quente até formar um gel (aproximadamente 15 minutos. Misture a farinha, o açúcar e a gordura em temperatura ambiente até virar uma farofa e incorpore a chia com a água aos poucos, formando uma massa uniforme. O ponto é quando dá para moldar a massa com as mãos. Acrescente as nozes e cubra a bola de massa com plástico-filme. Deixe descansar por no mínimo 30 minutos fora da geladeira e abra a massa em uma forma de fundo removível de 20 centímetros de diâmetro. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus C por 20 minutos ou até as bordas desgrudarem da forma.
Para fazer o recheio, descarte a água que vem com o tofu e coloque-o em um processador de alimentos. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até a mistura ficar cremosa e homogênea. Quando a massa estiver fria, preencha-a com recheio e asse por mais 20 minutos ou até a superfície do recheio estar resistente. Reserve na geladeira por duas horas e cubra com a calda de sua preferência.
Eu usei uma geleia orgânica de frutas vermelhas para a calda, mas você pode usar goiabada para fazer uma calda ou qualquer outra combinação que considere gostosa. Para quem sente “culpa” em comer sobremesa pela quantidade de açúcar, veja pelo lado nutricional: o tofu é fonte de proteína, rs.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião