Vamos imaginar que você seguiu meu conselho e preparou dois litros de leite vegetal e, desacostumado com tanta abundância, está com medo de não conseguir beber tudo antes de ele azedar. É, este leite também azeda. Eu separei quatro receitas de bebidas que gosto de fazer para trazer ao trabalho que são bem práticas para dar um fatality em qualquer leite que esteja dando sopa. Bônus: tem uma para você usar aquele café que passou e não conseguiu tomar quando estava quentinho. As medidas são para uma porção e você pode usar o leite que quiser. Eu prefiro usar o de amêndoas, que tem um sabor leve e é mais encorpado.
Achocolatado
Este achocolatado dá pra preparar direto nas garrafinhas de vidro de 300 ml com a ajuda de um funil e guardá-las na geladeira pra quando a gente tem que sair correndo de casa. Deixe um espaço sem líquido para conseguir agitar antes de beber. Deste jeito o cacau dissolve sem que você tenha que usar o liquidificador ou mixer. Não deixe mais que três dias na geladeira ou ele pode estragar.
Ingredientes
1 xícara de leite
1 colher de sopa de cacau em pó (puro!)
1 colher de chá de melado de cana
3 gotas de extrato de baunilha (opcional)
1 colher de chá de tahine ou algum creme de castanhas (opcional – meu namorado adora porque deixa a bebida mais untuosa)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes na garrafinha de 300 ml e agite bem. Se você usar o tahine ou creme de castanhas, coloque-o antes só com leite e agite bem. Depois acrescente o restante e agite mais ainda. Caso faça uma porção maior, use o liquidificador.
Leite com café gelado
Sempre gostei de colocar mais leite que café, mas tanto faz a proporção, porque os dois se misturam bem, mesmo que o leite seja vegetal. Esta é uma bebida para aproveitar o restinho do café e você pode fazer com as proporções que preferir.
Ingredientes
1 + ½ xícara de leite gelado
3 a 4 colheres de sopa de café coado
1 colher de sopa de açúcar
Gelo a gosto
Cacau e/ou canela em pó para decorar
Modo de preparo
Bata tudo com um mixer ou liquidificador, exceto o cacau e o gelo. Desligue, acrescente o gelo e bata o suficiente para triturá-lo grosseiramente. Sirva em um copo e decore com cacau e/ou canela em pó.
[Curta o Verdura sem Frescura no Facebook!]
Vitamina
Quer receita mais “batida” que vitamina? Oh, que piada infame! Esta é a minha misturinha preferida. Às vezes não tem morangos, aí coloco mais bananas ou mamão. Qual sua mistura preferida?
Ingredientes
1 + ½ xícara de leite
2 bananas congeladas (deixam a vitamina mais encorpada)
1 colher de sopa de açúcar ou melado de cana (opcional – algumas bananas são tão doces que dispensam adoçantes)
3 gotas de extrato de baunilha
Um punhado de morangos bem maduros (cerca de ½ xícara)
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Às vezes um pedaço de banana ou morango escapam, então mexa com uma colher antes de servir e checar se não precisa bater mais. Prove para ver se está muito doce ou muito azedo e corrija colocando mais leite ou fruta e adoçante.
Lassi de manga
Esta é uma receita para usar aquela manga que está murchando na fruteira. Originalmente esta bebida indiana é feita com iogurte, mas não há problema algum em dar um truque com purê de manga e leite de amêndoas, né? Eu sugiro colocar água de rosas e cardamomo, mas você pode fazer apenas uma vitamina de manga que vai fica bem gostosa também.
Ingredientes
1 manga bem madura
300 ml de leite de amêndoas
1 colher de café de água de rosas
Cardamomo em pó ou moído na hora
Modo de preparo
Descasque a manga e corte em pedaços. Peneire para que ela se desmanche em um purê – a que eu tinha em casa rendeu 250 ml. Coloque no liquidificador junto com o leite, a água de rosas e o cardamomo e bata até ficar bem misturado. Esta receita rende duas porções, mas eu tomo este volume sozinha! rs
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião