Patês Soleve, da marca Quebra-cabeça, para degustação no VegFest| Foto:

Engana-se quem pensa que nós, comedores de salada, queremos viver longe da civilização (ok, alguns querem). Como bem disse a modelo, atriz, ativista e tudo o mais Ellen Jabour na quarta-feira, durante a mesa-redonda “Vegetarianismo e Formadores de Opinião”, há um momento em que você quer ir morar no meio do mato (ela passou dois anos em uma reserva ecológica), mas não adianta. Se você é um bicho urbano, quer mesmo é ter qualidade de vida na cidade. E aí vem a feira de produtos que não me deixa mentir.

CARREGANDO :)

 

(Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

Publicidade

 

Shake e suplementos vitamínicos

O laboratório Tiaraju lançou dois produtos de sua nova linha, a VeganPlus: o suplemento vitamínico (creatina sintetizada, D2, Cálcio e Magnésio com D2) e o shake de morango, que substitui uma refeição (55 g dissolvidos em água equivalem a uma refeição de 200 calorias e em leite de soja, 300 calorias). Ambos tem o selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira e estão à venda pelo site.

Pets

Publicidade

Novidades também para os cachorros: a empresa Adivita estreou no mercado para pets com os petiscos orgânicos e veganos, disponíveis em embalagens de três ou doze biscoitos. Os tipos são Longevidade (abóbora e cúrcuma), Beleza (alho e espinafre), Energia (banana e alfarroba) e Bem-Estar (goiaba e beterraba) e tem ingredientes provenientes de agricultura familiar. Para o ano que vem, a empresa promete colocar no mercado rações também sem ingredientes de origem animal. Sou de outra espécie, mas posso garantir que o cheiro dos biscoitos é ótimo. 😛

Mistura pronta

A empresa catarinense Quebra-cabeça, famosa pelo queijo vegetal Mandiokejo, tem preparos em pó para patês, o Soleve. São nove sabores e os produtos não têm conservantes. Cada embalagem de 200 g rende um quilo – pensa na rapidez que será preparar aqueles canapés pra uma comemoração no susto. Em Curitiba está à venda em empórios naturais ou on-line.

Publicidade

Gelatina

Feita de ágar-ágar, a gelatina Geli Algas é totalmente vegana, diferente das marcas comerciais do mercado. A empresa vende matéria-prima há quarenta anos, mas há pouco mais de três desenvolveu a embalagem com quatro sachês de 4 g para o consumidor final. Em Curitiba, eles distribuem diretamente para a Veg Veg Empório Vegetariano (Praça Osório, 333, box 13) há cerca de dois meses. Cada sachê gelidifica meio litro de água em temperatura ambiente. Ou seja, nem precisa ir para a geladeira.

Vários em um

A Thermomix é uma máquina que faz – quase – de tudo. Dá para fazer farinha de qualquer grão, leites vegetais, funciona como um liquidificador ou panela elétrica, com um apetrecho para cozinhar no vapor, entre outros. Inclusive, tem uma configuração para aquecer alimentos a 37 graus C, uma boa temperatura para crudívoros, que não aquecem seus alimentos além de 43 graus C. O preço é salgado e está à venda no Paraná apenas por representante: Eli ou Merope – (41) 9813-0303.

Publicidade

 

Mais sobre leite vegetal

***

Publicidade

O IV Congresso Vegetariano vai até sexta (27) no campus de Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540) e nos dias 28 e 29 é aberto ao público no Mercado Municipal.