Imagine que você está começando um trabalho em uma nova área ou então buscando se destacar no mercado. Por estar fora da sua zona de conforto, você se sente um tanto deslocado.
Isso é totalmente natural, principalmente se você é um profissional encarando novos horizontes, ainda sem saber se as escolhas que está fazendo são corretas ou não. Ao longo de muitos anos, pude perceber um certo padrão em alguns dos profissionais mais bem-sucedidos que conheço, independente da área de atuação. Decidi, então, compartilhar cinco pontos essenciais para profissionais que estão iniciando em uma nova área e que querem se destacar no mercado.
1) Se insira no contexto do seu trabalho o mais rápido possível
O que chamo de “se inserir no contexto” é trabalhar ou ter contato direto com aquilo que você quer tão rapidamente quanto possível. Se você quer ter uma startup, por que não trabalhar em uma durante algum tempo? Isso pode te trazer clareza sobre o que você realmente quer. Participe de eventos, faça networking, esteja presente em projetos dos mais diferentes tipos. Se “encastelar” é um erro terrível. Se abra para esse novo mundo e aprenda com ele.
2) Leia muito
Esse aqui é um conselho que vale para a vida e para todos, não apenas para esse artigo. Ler te tira do ponto A e te leva para o ponto B. Te traz conhecimento. Te torna mais curioso.
As pessoas mais brilhantes que conheço têm uma coisa em comum: são grandes leitores. Leia os clássicos da sua área de interesse. Leia as últimas tendências. Leia também livros que não têm nada a ver com a sua nova carreira. Nossa capacidade de juntar contextos diferentes e produzir coisas novas a partir disso é o que nos diferencia.
3) Tenha (ótimos) mentores
Ter boas relações é fundamental para sua carreira. Ter ótimos mentores pode ser o diferencial que te fará alcançar um patamar inimaginável.
Mentores são profissionais que você admira e que já passaram pelo momento que você está passando. Eles te trarão referências, outros contatos e por que não, inspiração. Importante: Busque mentores que walk the talk, ou seja, que realmente viveram ou vivem aquilo que você está passando. No mundo da internet, temos visto cada vez mais pessoas que falam, falam, falam… Mas que não viveram na pele aquilo que vendem.
4) Busque pequenas vitórias
Como ganhar destaque em uma área nova? Comece pelas pequenas vitórias. Aprenda primeiro o feijão com arroz e, com o tempo, busque pequenos ganhos diários. Se você está no marketing digital, por exemplo, isso pode significar um teste de campanha que aumentou a conversão. Se você está na área de vendas, isso pode significar otimizar o atual processo que seu departamento utiliza.
Veja, não estou falando aqui de ideias super revolucionárias que mudarão completamente como a empresa se comporta. Estou falando de pequenos ajustes. De resultados que, mesmo pequenos, já te dão confiança para seguir em frente.
5) Dê tempo ao tempo
Não fique parado e busque pequenas vitórias, mas tenha em mente que algumas coisas simplesmente levam tempo. Grandes profissionais não são forjados da noite para o dia. Eles são resultado de anos e anos de estudo, prática e sedimentação de conhecimento. Ter uma grande carreira envolve ter em mente que você precisa se mexer rápido, mas sem querer atropelar algo super importante: o processo.
Espero que esses cinco conselhos sejam valiosos e que sirvam como um guia. Lembre-se: Não existem regras entalhadas em pedra. Mas existem, sim, boas práticas. Essas foram algumas das que descobri ao longo dos anos.