Ciente da minha busca incansável pelos endereços mais legais da cidade, uma amiga me chamou para conhecer uma pequena pâtisserie localizada no quinto arrondissement de Paris, pertinho da de Saint Michel. Ela fica nas imediações da igreja de Notre Dame e, por estar numa ruazinha calma, permite que a gente volte no tempo para apreciar uma Paris de antigamente.
Criada em 2013, a confeitaria de um doce só é especializada no chou, uma espécie de sonho recheado com diferentes cremes. O Voilà já visitou outra pâtisserie com esta mesma proposta, La Maison du Chou, que também é muito boa. Mas a Odette ganhou o meu amor.
Primeiro, a historia do local. O chef, Frédéric Berthy, resolveu largar uma carreira de 15 anos no mundo da informática (e aos 38 anos de idade) para aprimorar as receitas da avó, Odette, que era famosa pelos deliciosos choux que preparava. Na tentativa de voltar no tempo e resgatar os gostos da sua infância, ele criou esta confeitaria encantadora.
Localizada num prédio do século XVII, a pequena confeitaria tem dois andares e, na parte de cima, tente sentar na mesa ao lado da janela para tomar seu café com choux apreciando uma vista linda da Notre Dame.
Como música ambiente, canções francesas vintage, que contribuem para a viagem no tempo. E os choux, ah, os choux. Eles existem em 12 perfumes (que é como os franceses indicam os recheios do doce). Eu optei pelo de chocolate e o de praliné. Fiquei tão maluca por eles que resolvi abandonar de vez a dieta e também provei o de frutas do bosque. Os três são sensacionais, mas o de praliné é o melhor. Outro atrativo: o preço. 1,90 euros cada um, o que é relativamente em conta para os padrões parisienses. Para acompanhar, café, chocolate quente ou chá. Quem quer algo mais requintado pode optar pelo vinho ou champanhe.
A Odette tem uma segunda loja na rua Montorgueil (18 rue Montorgueil). Mas eu indico a maison original, no 5ème, pelo charme já mencionado. Uma parada obrigatória no intervalo da sua visita ao quinto arrondissement.
Serviço:
Odette
77 Rue Galande, 75005
Aberta diariamente das 10H30 às 19H30
Metrô: Saint-Michel
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são