Agora é definitivo. A partir de primeiro de maio, a avenida Champs-Elysées vai ser fechada, um domingo por mês, para circulação de veículos. A medida foi aprovada pelo Conselho de Paris na semana passada e segue uma inciativa feita em caráter experimental em setembro do ano passado, no Dia Mundial sem Carro.
A data de fechamento da avenida irá coincidir com o dia em que os museus são gratuitos na cidade, ou seja, o primeiro domingo de todo mês. De acordo com a associação Airparif, que mede a qualidade do ar em Paris, no dia em que a Champs-Elysées foi fechada para veículos no ano passado, houve uma queda de até 40% nas emissões de poluentes e o barulho percebido na região diminuiu em 50%.
O Conselho do município de Paris aprovou ainda a ampliação do perímetro sem veículos na próxima edição do Dia Mundial sem Carro, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro. Outra novidade foi a ampliação do projeto “Paris Respira”, que mantém fechadas algumas ruas de Paris aos domingos e em todos os feriados. O Conselho aprovou outras nove áreas que farão parte do projeto que já conta com 13 locais participantes. A medida passa a valer a partir do verão de 2016.
E a suspensão da circulação de veículos em Paris não vai parar por aí. Após a edição de 2016 da Paris Plage, que ocorre às margens do Sena, a prefeitura também irá restringir a circulação de veículos na margem direita do rio na via Georges-Pompidou (entre o Tunnel des Tuileries e a Pont de l’Arsenal).
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Lula consagra divórcio com mercado financeiro e perde apoio de investidores para 2026
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Ricardo Salles comenta o projeto de castração química aprovado na Câmara. Veja no Entrelinhas