A Rua Mouffetard passou de cool para lugar saturado de turistas, que fez com que a qualidade dos restaurantes da rua – que sempre foi o forte do lugar – passassem a desagradar os locais. Mas é difícil que o endereço fique de fora da lista de muitos visitantes e comprovamos que é possível achar comida boa na rua Mouffetard. Uma amiga me indicou uma creperia que fica na rua que, segunda ela, serve o melhor crepe de caramelo beurre salé (caramelo/manteiga salgada) de Paris. E então o Voilà foi até lá para dar continuidade à calórica disputa do melhor crepe de Paris.
A creperia em questão é a La Petite Bretonne, inaugurada há un ano e é tocada pelo casal de portugueses Francisco e Helena. Francisco foi por anos o chef responsável pela creperia Petit Josselin, uma das mais tradicionais e célebres de Paris (e que fica em Montparnasse).
“Não escondo a receita de ninguém. Esta marcada ali no espelho”, conta, apontando para a parte de trás do salão que tem um grande espelho onde a receita dos crepes esta ali para quem quiser copiar. Mas nem tudo é tão simples assim. Francisco conta que só usa ingredientes de primeira e só entra em sua cozinha trigo sarraceno (sem glúten) vindo de um fornecedor especial da Bretanha.
Todas as manhãs ele prepara os recheios para os crepes, deixa algumas massas já prontas e assume o posto atrás do balcão para preparar os crepes na frente dos clientes.
Entre os carros-chefe estão o doce “caramel beurre salé” e o Briquette (queijo de cabra, tomate e salada). Deliciosos. O de caramelo com uma bola de sorvete de baunilha é espetacular. Aprovadíssimo.
Serviço:
La Petite Bretonne
48 Rue Mouffetard, 75005 Paris
Metrô: Place Monge (linha 7) ou Cardinal Lemoine (linha 10)