Dando continuidade aos endereços bacanas espalhados pelos quartiers de Paris, hoje vamos ao 11° arrondissement, mais precisamente à região da Bastilha. Ali pertinho tem um bistrô bem charmoso que pode ser uma boa opção para almoço ou para um docinho no meio da tarde mas que, como fica um pouco afastado da praça, pode passar desapercebido. É o Bistrô du Peintre, mais antigo bistrô da região fundado em 1902 e que chama atenção pelo décor Art Nouveau original do inicio do século passado.
Trata-se de uma raridade visto que, em um certo período da historia, este tipo de décor foi considerada “feia” e Paris perdeu muitos exemplos de edificações feitas inclusive por Hector Guimard (principal nome da arquitetura art nouveau na França), como a entrada do metrô Bastille que foi destruída em meados do século passado. Ao todo, Guimard fez mais de 140 entradas de metrô entre 1900 e 1912, mas pouco mais de 60 restaram. Muitas foram transferidas para outras estações e originais mesmo (no local para o qual foram concebidas) são apenas três.
Como restam poucos exemplares deste tipo de arquitetura, visitar um lugar com o décor preservado é uma boa pedida para quem aprecia o estilo. E o Bistrô du Peinte esbanja charme por isso. No verão, as mesinhas do lado de fora são uma boa pedida para quem quer tomar uma taça de vinho ou uma cerveja no final do dia.
Mas o lugar também oferece um salão mais reservado, no primeiro andar, para quem quiser almoçar ou jantar.
O cardápio é variado e eu fiquei na opção vinho mais sobremesa. O rosé indicado pelo garçon foi excelente e a tartelete Spéculos (de mascarpone e frutas vermelhas) é sensacional. Vale a visita.
Serviço
Le Bistrot du Peintre
116 avenue Ledru Rollin
75011 Paris
Metrô: Ledru Rollin
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento