Paris é uma das cidades com a maior quantidade de relógios solares da França. Estima-se que existam mais de 100 espalhados pela capital. E tem um deles em particular que é especial porque foi feito por Salvador Dalí. Passeando pelo quinto arrondissment de Paris, se a gente não sabe que no numero 27 da Rue Saint-Jacques existe uma obra do mestre surrealista, facilmente passamos sem perceber.
A historia contada é que Dalí fez o relógio como presente para seus amigos que eram proprietários de uma loja que funcionava naquele imóvel, em 1966. A loja mudou de donos ao longo da historia e o relógio acabou ficando de presente para a cidade de Paris.
O relógio retrata a cabeça de uma mulher no formato de um Coquille Saint Jacques (um tipo de crustáceo). A forma inusitada faz menção ao nome da rua onde a obra está instalada e ao caminho de Santiago de Compostela (Saint Jacques de Compostelle, em francês). O relógio representa os peregrinos que partiam da rua Saint Jacques para Santiago de Compostela nos tempos mais antigos.
27, Rue Saint-Jacques
Metrô Cluny-La Sorbonne
Orçamento paralelo de Itaipu com eventos controversos provoca rombo milionário
“Rei do Lixo”: Como operava a organização suspeita de desvios bilionários de emendas
Perseguição a cristãos cresce no mundo em meio a ameaça extremista
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT