• Carregando...
A padaria Du pain et des idées: chef premiado e delícias incontáveis. (Sâmar Razzak)
A padaria Du pain et des idées: chef premiado e delícias incontáveis. (Sâmar Razzak)| Foto:

Padaria é coisa seria em Paris. Por onde você passa, encontra uma mais linda do que a outra, com centenas de delícias que vão desde os clássicos até produções originais, do chef da casa. Todo mundo tem indicação de padaria predileta, a melhor baguete da cidade e o croissant mais perfeito de todos. Mas as opções são tantas que a busca por este veredito é injusta e perigosa: primeiro, vai ser difícil de descobrir A melhor de todas as padarias e, de lambuja, você vai conseguir – além de se deliciar – ganhar alguns quilos 🙂

Já havia lido algumas indicações sobre a padaria Du pain et des idées, mas como fica meio contramão, fiquei adiando a ida. Estes dias, com um tempinho sobrando, fui lá. O artisan boulanger Christophe Vasseur (dono do estabelecimento) é bastante premiado – a gente pode ver os prêmios informados já na entrada do lugar. Mas pelo fato de estar fora do eixo “turístico”, a Du pain et des idées fica com cara de exclusiva; escolha dos já iniciados.

Longe dos pontos turísticos, mas cheia de atrativos.

A padaria Du pain et des idées: chef premiado e delícias incontáveis. (Sâmar Razzak)

Cheguei lá e tinha fila (e de locais). Isso sempre me deixa mais feliz e aumenta minhas expectativas para com o lugar 🙂

A decoração é encantadora: a ideia do chef foi recriar o clima de uma padaria dos anos 1900. Para isso, do prédio – que é de 1870 e costumava ser uma padaria – foram conservadas muitas coisas como os plafons e os espelhos bisotados. Nas vitrines, latas e pinturas antigas com o tema de panificação ajudam a completar este clima centenário da boulangeria.

A vitrine ajuda a remontar a uma padaria do século passado. (Sâmar Razzak)

A vitrine ajuda a remontar a uma padaria do século passado. (Sâmar Razzak)

As opções de pães e doces são muitas. Queria experimentar o pain au chocolat (minha escolha de sempre nas padarias daqui) e o croissant (que já foi eleito o melhor de Paris). Mas optei por conhecer outras delicias e escolhi o pão recheado de espinafre e queijo de cabra e um dos melhores doces que comi até agora em Paris: escargot de pistache com chocolate.

Pistache e chocolate: mistura perfeita.

Meu melhor doce em Paris até agora: escargot de pistache com chocolate. (Sâmar Razzak)

Se eu puder dar um conselho para você, sem dúvida é esse: não deixe de ir experimentar os pães deste lugar. E você pode comer ali mesmo, numa mesa coletiva que tem do lado de fora, ou andar um pouquinho e ir degustar à beira do Canal Saint Martin, igualzinho fazem os parisienses.

Mesa coletiva do lado de fora da padaria. (Sâmar Razzak)

Mesa coletiva do lado de fora da padaria. (Sâmar Razzak)

 

Padaria Du pain et des idées

Onde: 34, rue Yves Toudic (esquina com a rue de Marseille), 75010

Metrô: République

Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 6h45 às 20h

http://dupainetdesidees.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]