Há 130 anos desembarcava no Porto de Nova York, aos pedaços, o mais célebre presente que a França ofereceu aos americanos : a Estátua da Liberdade. Concebida pelo escultor Auguste Bartholdi, a Estátua que fica em Nova York tem outro toque francês: toda a estrutura interna foi feita por Gustave Eiffel.
Mas antes mesmo desta estátua ficar pronta, Bartholdi fez outra, em proporções menores, que serviu de modelo para a realização da peça definitiva e que está exposta em Paris. Ela fica na Île aux Cygnes, perto da Torre Eiffel.
No entanto, esta não é a única réplica da estátua na França. Só em Paris existem cinco: a mais conhecida, na Île aux Cygnes; uma versão reduzida em bronze (que até 2012 ficava no Jardim de Luxemburgo mas acabou sendo enviada ao Museu d’Orsay e uma cópia foi colocada no Jardim); a maquete feita por Bartholdi, inteiramente em gesso, que está no Museu des Arts et Métiers e uma versão reduzida em bronze, que fica na parte externa do mesmo museu.
Fora da capital francesa, ainda podemos encontrar outras quatro réplicas da estátua: em Colmar (cidade natal de Bartholdi), Saint-Cyr-sur-Mer, Barentin e Poitiers.