Paris e seus choux. O doce, que lembra um pouco as carolinas recheadas, é um dos prediletos do chefs que se lançam a abrir confeitarias dedicadas a apenas uma receita. Aqui no blog, já falei de duas confeitarias especializadas no doce: a Maison du Chou e a Odette. A dica de hoje é a Popelini.
O nome do lugar faz referência ao criador da receita da massa de choux, que era cozinheiro de Catherine de Médicis. Criada em 2011 pela chef Lauren Koumetz, a confeitaria oferece nove sabores permanentes e outros cinco que mudam a cada estação, além de um sabor surpresa por mês.
Com isso, a oferta chega a 36 sabores de pequenas jóias de 30 gramas das quais é difícil não gostar. Entre os best sellers estão o de caramel beurre salé e o de chocolate amargo.
A maison ressalta que todos são feitos artesanalmente, com ingredientes de primeira e concebidos como pequenas jóias. A gente consegue perceber isso na vitrine da confeitaria, que deixa até os mais decididos em dúvida sobre qual choux escolher. Eu provei o de maracujá e o de chocolate com nozes pecan. Sensacionais.
Quem quiser tentar repetir em casa as delícias, a chef do lugar tem um livro editado, com todas as receitas dos choux vendidos ali. Lembrando que a confeitaria não tem café acoplado: os choux são vendidos sempre para viagem.
Serviço:
Popelini
29, rue Debelleyme, 75003 Paris (metrô Filles du Calvaire)
44, rue des Martyrs, 75 009 Paris (metrô Saint Georges)