Os franceses amam ler. Quase todo mundo no metrô tem um livro, um jornal ou uma revista na mão durante o trajeto. E este gosto pela leitura pode ser comprovado pela quantidade de livrarias espalhadas pela cidade. Além das gigantes como Gilbert Jeune e Gilbert Joseph, há centenas de pequenas livrarias, com particularidades especiais. Então eu começo a trazer aqui para vocês algumas livrarias especializadas de Paris que são verdadeiros tesouros.
Para inaugurar esta seção, voilà a Librairie du Cinéma.
Localizada bem pertinho do Panthéon, no quinto arrondissement, como o nome já sugere, ela é especializada em cinema. Eles exibem com orgulho os números do acervo: quatro mil revistas, sete mil livros, 1500 arquivos de imprensa e 200 posters.
Nas prateleiras, só livros que tenham alguma relação com a sétima arte: roteiros, livros que foram adaptados para o cinema, criticas, compilações, biografias, livros técnicos.
Os proprietários explicam ainda que, para formar a coleção disponível aos clientes, eles escolhem livros que ligam o cinema a outras artes e disciplinas: como o cinema se inspira da literatura, da pintura, quadrinhos, ciências humanas e do esporte, por exemplo. Tem também cartazes e uma grande coleção de DVDs.
A livraria é famosa também pelos encontros que promove com atores, diretores e roteiristas de cinema. Em parceria com o Cinema Panthéon, que fica ao lado, geralmente estes encontros são seguidos de exibições especiais no cinema. E a programação realizada pode ser vista na página do facebook da livraria. Para quem gosta de cinema, a visita é obrigatória 😉
Serviço:
Librairie du cinéma du Panthéon
15, rue Victor Cousin – 75005 Paris
Metrô : Cluny-La Sorbonne / RER : Luxembourg
Aberta de segunda a sexta, das 13h às 20h e, aos sábados, das 11h às 20h.
Site: http://www.thedesecrivains.com/fr/librairie-du-cinema-du-pantheon/
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025