Aprendi muito a cozinhar com os livros do Alex Atala e das receitas que não esqueço está essa paleta de cordeiro com farofa.
Estranhei o fato de assar a paleta coberta de água, mas fiz. Dá certo. Agora leio as explicações da Samin Nosrat (no livro Sal, gordura, ácido, calor) e entendo. Não há receita para carne mais simples do que cozinhar em água com sal.
A paleta (2 de 1,5kg cada) vai ao forno com ervas (alecrim e tomilho), alho picado (5 dentes) sal grosso e vinho branco (750ml) e a pimenta-do-reino. asse tampado por 20 minutos (forno 200.C). Geralmente, faço uma paleta com essa mesma quantidade e dá certo.
Depois cubra com água (tiro esse caldo que uso para reduzir) e asse por uma hora ou até que esteja macia. Retire do líquido e coloque em outra assadeira com caldo de legumes (200ml) e pincele com glacê de caldo da paleta (o caldo reduzido). Leve ao forno quente ou grill para dourar. Polvilhe com salsinha.
Para a farofa
100g de bacon, óleo, 3 cebolas médias em meia-lua, 100g de manteiga, 2 ovos, 300g de farinha de mandioca grossa. sal e pimenta-do-reino.
Refogue o bacon, coloque as cebolas, quando murchar junte a manteiga, derreta, acrescente os ovos, depois de cozidos, a farinha. tempere.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS