Nas andanças de percurso pedregoso que colocavam a minha vida profissional por um fio e rumo incerto, dei de cara com o “bolo simples”. Além de simples, muito bom, ainda mais fumegando depois de deixar o forno, servido com um café coado. A mãe de uma colega, que me recebeu muito bem, ofereceu para o lanche. No dia seguinte, um anjo – eles sempre estão no meu caminho – deixou a receita em cima da minha mesa. Era um presságio para fazer o bolo. Fui em frente. Divido com vocês. Aproveito o post para publicar uma receita do livro “Bacalao”, que volta e meia aparece aqui. Escarafuncho na edição o jeito de fazer o peixe desde 2010, dou cabo de poucas fórmulas por ano, são especiais. Geralmente, convido um amigo catalão para assumir o fogão comigo, mas não dessa vez. Fui com fé e coragem. Confesso, tenho um pouco de medo daquelas páginas enormes, afinal, a obra é do chef Andoni Luis Aduriz, do Mugaritz. É só de bacalhau, uma receita disputando o pódio com a outra. O bacalhau com espinafre é uma das minhas preferidas agora. Que a tua Páscoa seja de renovação com bons ventos, dias promissores e muito chocolate.
Bacalao con espinacas, pasas y piñones
Para seis pessoas
Ingredientes
seis pedaços de bacalhau desalgado, de 150gr cada um
1,5kg de espinafre
200g de farinha
3dl de azeite de oliva
4 colheres de azeite de oliva extra virgem
150g de passas
100g de pinoles
4 dentes de alho
1 cebola pequena cortada em Juliene
sal
Modo de preparar
Elaboração prévia: colocar de molho, por pelo menos duas horas, as passas e os pinoles, bem cobertos de água. Lavar bem o espinafre, retirando delicadamente e eliminando o talho que atravessa as folhas. Secar as folhas.
Elaboração do bacalhau: enfarinhar os pedaços de bacalhau, eliminando o excesso de farinha. Colocar os pedaços de bacalhau numa panela com o azeite de oliva bem quente e deixar até que dourem, cuidando para que o interior fique no ponto mais cru, cerca de 30 minutos no fogo. Numa panela de barro, colocar quatro colheres do azeite de oliva extra virgem no fogo médio e a cebola cortada. Depois de 10 minutos, colocar as passas e os pinoles, deixando cozinhar mais 25 minutos. Nos últimos 10 minutos do cozimento, colocar o espinafre, reduzindo seu volume em 1/4.
Finalização e apresentação: sobre a preparação anterior, colocar os pedaços de bacalhau e umas colheres da água e tapar a panela, para esquentar o bacalhau. Servir imediatamente.
Bolo simples
Ingredientes
3 ovos
1 xícara de leite (não tinha e usei creme de leite fresco, deu certo)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento para bolo
Modo de preparar
Colocar em uma tigela as gemas, com a manteiga e o açúcar. Bater bem com uma colher, misturar i leite e mexer mais um pouco (usei o mixer para bater um pouco). Em seguida, colocar a farinha e misturar bem.
Bater as claras em neve e colocar na massa e misturar levemente sem bater, em seguida colocar o fermento. Untar uma forma e levar ao forno em temperatura média por 30 minutos.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS