Começa nesta quinta-feira (4) o “1º Campeonato Brasileiro de LatteArt com leite vegetal”, para quem não sabe “latte art” é a arte de criar desenhos e grafismos com leite vaporizado utilizando café como tela, explicam os organizadores. O evento é uma promoção da empresa Evolat, que criou o primeiro leite vegetal de aveia chamado Naveia.
O atual campeão brasileiro na modalidade tradicional, Tiago Rocha, é o anfitrião do concurso que em função da pandemia será todo on-line pelo Instagram do Naveia (@naveia).
Participantes
Serão 32 baristas participantes (de 17 cidades e 14 estados brasileiros) selecionados por Rocha que disputarão em chaves definidas por sorteio no formato TNT (Thursday Night Throwdown), dinâmica no sistema mata-mata que é muito comum em competições do gênero. O público poderá ajudar a eleger o campeão.
O Paraná tem sete candidatos na disputa, é o estado com o maior número de competidores.
Um dos destaques é Felipe Lukasievicz, bicampeão de latte art 2009 e 2010 e campeão de barista em 2010 - ele também representou o Brasil em mundiais na Inglaterra e na Colômbia. Barista experiente, há mais de 12 anos no mercado de cafés especiais, é hoje head barista no Jardins Café.
Outro destaque é Daniel Munari que tem 10 anos de vivência no universo do café especial. Sócio e mestre de torras da torrefação Royalty Quality Coffe, ele já trabalhou em cafeterias na Itália, Estados Unidos e Alemanha e foi top 3 do Brasil em três diferentes categorias dos campeonatos de barismo entre 18 e 20, além de ser participante do programa internacional Barista & Farmer 2018, na Colombia.
Entre os paranaenses estão também: Ana Luiza Santos (Head barista do Lucca Cafés), Luiz Dominico (instrutor barista e bartender do Senac/PR e Royalty Quality Coffee), Amanda Albuquerque (barista competidora das categorias latte art e brewers, e instrutora de latte art), Cauê Bohrer (mais conhecido como Pé De Café, tem sua própria marca de café) e Leonardo Pires (barista há 8 anos, foi finalista de dois campeonatos nacionais de latte art e instrutor).
Dinâmica
Serão quatro partidas por dia, postadas nos stories do @naveia, sempre ao meio-dia, durante duas semanas. O público terá 24 horas para votar na sua preferida.
A cada disputa, dois baristas se enfrentam, cada um com um desenho, utilizando o Naveia Barista e as técnicas free pour (usando apenas a leiteira) ou etching (desenhando no café com ajuda de um palito).
Cada rodada será avaliada por três juízes (o anfitrião Tiago Rocha, Camila Romano, sócia da KOF - King of the Fork, em São Paulo, e o público), quem tiver mais votos passa à fase seguinte.
Premiação
A final será no dia 13 de março e o vencedor ganhará uma passagem para Taiwan, onde acontece o mundial de latte art em novembro. Tiago Rocha é o concorrente brasileiro na disputa. Os segundo e terceiro lugares ganham um ano de estoque de Naveia Barista.
Leite vegetal
Naveia Barista é um leite vegetal feito especialmente para o preparo de bebidas com café, desde o tradicional café com leite até outros drinques. Mais denso, sem lactose nem açúcares ou conservantes adicionados, é “ideal para vaporizar ou conferir uma textura mais cremosa à bebida”, garantem.
SERVIÇO
O que: “1º Campeonato Brasileiro de LatteArt com Deleite Vegetal”
Quando: de 4 a 13 de março
Onde: pelo Instagram do Naveia (@naveia)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS