Disco Xepa é um dos projetos emblemáticos do Slow Food e, durante o evento Terra Madre, em 2016, a Rede Jovem Brasileira propôs sua expansão. Assim surgiu a ideia de um evento mundial, que acontecerá simultaneamente em vários países no dia 29 de abril.
O Xepa Day – proposta dos brasileiros – terá um clima festivo, com música desde a etapa de preparação dos pratos usando ingredientes que seriam descartados, que desta vez, em Curitiba, virá das feiras da cidade.
O objetivo da festa ganha fôlego e cresce a consciência de acabar com a discrepância que é ter parte da população do mundo passando fome e toneladas de alimentos sendo jogadas fora – 1,3 bilhões no lixo, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
“A Disco Xepa é uma ação contra o desperdício alimentar em que voluntários são convidados a coletar, higienizar, cortar e cozinhar a “xepa”, ou seja, utilizar todo alimento que iria para o descarte por não se enquadrar nos padrões de estética comercial. Todas as preparações são distribuídas gratuitamente ou com a contribuição espontânea”.
Peru, Paraguai, Argentina, México, França, Holanda, Japão, Suíça, Uganda, Quênia, Moçambique, Itália e Turquia já confirmaram a participação.
Os jovens querem fazer a diferença, dar mais visibilidade para essa necessidade de assumir o desperdício de alimentos como um grande problema. Estarão dizendo: “sim, nos importamos com isso”.
Visite a página do evento do facebook e confirmem a presença.
Tem um vídeo bem bacana da rede jovem do Slow Food explicando tudo, link aqui https://www.youtube.com/watch?v=4xPTLDvOCjs&feature=youtu.be
O contato no Brasil/América Latina é a Gabriela Bonilha. Quer ajuda? Envie um e-mail para sfyn@slowfoodbrasil.com
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS