Foto: Luciana Pompeu| Foto:
CARREGANDO :)

Esperamos que venham outros encontros como o desta quarta-feira. Gabriela Carvalho abriu a cozinha do seu Quintana para o Expedito Restaurante, da vizinha cidade da Lapa, na chamada  “quarta brasileira” – cada dia uma influência cultural gastronômica é oferecida na casa. Ontem, foi a vez “do resgate da cultura lapeana tropeira”. A iniciativa é resultado das ações do movimento chamado Gastronomia Paraná, do Instituto Sérgio Leoni, do interesse dos proprietários de restaurantes em fomentar o turismo e da boa vontade da proprietária do Quintana.

Modelo lapeano. Os sete restaurantes da Lapa se uniram, montaram uma associação e estão buscando melhorias. Recentemente, estive na cidade falando sobre as tendências da gastronomia internacional e Gabriela sobre gestão de restaurantes. Na segunda visita ao município, Gabriela abordou vários aspectos relacionados ao tema, incluindo técnicas e apresentação dos pratos. O chef do Expedito Reinhard Pfeiffer trouxe para os clientes do Quintana: a tradicional coxinha de farofa; quirera; virado de feijão tropeiro; e mandioca cremosa.

Publicidade

Entusiasmo. Admiro o trabalho da chef, que é embaixadora do Gastronomia Responsável, programa da Fundação Boticário, e faz tudo com muita energia e paixão. Adorei a versão vegetariana da quirera lapeana e o bolo de laranja, resultado de um desafio que surgiu quando o restaurante começou a fazer compostagem. Eles chamaram a iniciativa de “projeto casca de laranja” e foram buscar uma solução para a enorme quantidade de cascas geradas ali. “Há anos isso era um problema que me incomodava. Agora estamos usando a pectina natural que a casca oferece, fazendo geleias, oferecendo outros sucos aos clientes e as nossas cozinheiras fizeram um bolo apenas utilizando as cascas”. Causa nobre, só falta ser bom, falei. E era.

 

Expedito

Rua Amintas de Barros, 260

Publicidade

Telefone 3622-9845

Lapa – Paraná

Quintana

Av. Batel, 1440

Telefone 3078-6044

Publicidade

Curitiba – Paraná