• Carregando...

Faltou a receita do glacê para o arroz de pato. Publico separado porque acho que é mais fácil para achar. Fui buscar no livro “Por uma gastronomia brasileira” do Alex Atala, que costumo usar. As quantidades são enormes, em casa, é preciso reduzir. O truque: tenho caldo congelado, o que facilita tudo, quando quero o glacê adiciono os vinhos e ervas e deixo reduzir, dá certo, é bem prático. Veja também como ele faz o glacê de boi, está logo abaixo.

Desde 2003 na minha cozinha

Desde 2003 na minha cozinha

Glace de pato

10 kg de ossos de pato

3 cebolas

4 cenouras

1 talo de salsão

1 talo de alho-poró

200 ml de óleo de canola

5 g de alecrim

5 g de tomilho

5 g de pimenta em grão

12 l de água

2 l de vinho tinto

1 l de vinho Madeira

1 cabeça de alho assada

Coloque os ossos em uma assadeira e torre-os no forno alto (200ºC) durante trinta minutos ou até que estejam bem dourados. Sobre uma tábua, corte os legumes em meia-lua. Refogue-os no óleo, em fogo médio. Acrescente as ervas, a pimenta e o alho e misture tudo. Refogue bem a fim de extrair totalmente o sabor desses aromáticos. Acrescente os ossos do pato e os vinhos. Complete com água. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente vinte horas. Coe e resfrie. Reduza até o ponto de glace.

Glace de boi

1 cebola

3 cenouras

3 l de caldo de carne

1 l de vinho tinto

50 ml de óleo

1 bouquet garni (alecrim, tomilho e louro)

Sobre uma tábua, pique os legumes em meia-lua. Aqueça bastante uma panela, acrescente o óleo e em seguida a cebola e a cenoura. Refogue até caramelizar (ficar dourado). Acrescente o vinho, as ervas e o caldo. Abaixe o fogo e deixe reduzir por aproximadamente quatro horas ou até que engrosse. Coe e reserve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]