Como não apoiar? Conheço pessoalmente a Gabrielle Mahamud, do blog Flor de Sal, sei da sua dedicação, seriedade e envolvimento com ações sociais, além de a ideia ser muito necessária, é claro. Mesmo que existam outras alternativas para distribuir alimentos para pessoas carentes, essa tem um diferencial.
Em resumo, a iniciativa dela é o Good Truck, que pretende utilizar alimentos que são descartados, mas estão bons para o consumo, preparar comida para moradores de rua e servir em um food truck.
O Good Truck tem o mesmo objetivo do Refettorio Gastromotiva, do chef David Hertz, em funcionamento no Rio de Janeiro – projeto criado em parceria com o chef italiano Massimo Bottura e a jornalista Alexandra Forbes. A diferença é que usará um food truck para distribuir a comida. Aliás, David já conheceu a proposta e aprovou.
Mudança necessária
Além de contemplar dois problemas sociais, cria consciência de que alguma coisa precisa ser feita para mudar essa realidade: sobra comida de um lado e falta de outro.
Em relação ao combate à fome outra boa notícia, que eu soube pela Gabrielle, o Senado está cuidando do tema desperdício na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Sabemos que o desperdício ocorre pela legislação que engessa as doações.
Projeto
O projeto da Gabrielle está bem detalhado na matéria da jornalista Flávia Schiochet, link aqui e no blog da ativista também.
O ponto de partida da iniciativa são as toneladas de alimentos descartados diariamente no Ceasa de Curitiba. A chef Manu Buffara é madrinha da ideia, já declarou seu apoio, sei que queria trabalhar com uma iniciativa assim faz tempo.
Números que impressionam
No Brasil, a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, sendo a maior perda (45%) de frutas e hortaliças, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 10% das perdas acontecem no campo, 50% no manuseio e transporte, 30% em centrais de abastecimento e 10% nos supermercados e consumidores. Dados da Agência Senado na matéria que está aqui.
Doações
Os recursos necessários para as despesas iniciais da ação de lançamento, que será realizada na próxima sexta-feira (23/12), para divulgar a iniciativa foram captados por meio da plataforma http://juntos.com.vc em poucos dias, surpreendendo os organizadores. O food truck “Buteko” é o parceiro e estará estacionado na praça Tiradentes, a partir das 19h.
Nesta terça-feira (20/12) tem mais uma ação no Senhor Garibaldi para o projeto. E para conhecer mais ainda essa brava lutadora, a Gabrielle, leia a matéria dela para a Tutano.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS