Do corredor do shopping você pensa que o Jangaroo é mais um restaurante entre tantos por ali. Engano. Tudo muda quando vê as enormes portas de vidro dos fundos abertas para a pista do Jockey Club em Curitiba. Pronto, gatilho disparado, como se eu tivesse escutado o sino que avisa os jóqueis e os cavalos do início da prova, vieram as lembranças. Imaginei os animais galopando e eu na arquibancada. Eu escolheria as mesas de fora só para olhar a paisagem e torcer para ser dia de Grande Prêmio. Criança, ia lá acompanhando meu pai, parece que alguns parentes eram frequentadores assíduos, eu achava o máximo olhar aquela gente bem vestida vendo os jóqueis magrinhos com camisas coloridas e calças de montaria, bota de cano alto e um capacete em forma de boné. A corrida começava, a voz do locutor acelerava, a torcida vibrava, as apostas deveriam ser altas porque o dono do cavalo vencedor ficava muito feliz, ia tirar foto na pista e abria uma garrafa de champanhe. Bonito era ver o brilho do pêlo do animal, a crina aparada, parecia que tinha ido ao cabeleireiro.
Cheguei ao restaurante por um convite e fiquei pensando nesse nome estranho: Jangaroo. O chef Bruno Machado explicou que é uma fusão das palavras jangada, inspiração vinda do tempo em que morou na Ilha do Mel e "amaroo", que no dialeto aborígene significa "lugar bonito". E o lugar é bonito mesmo. Curiosa, aproveitei uma brecha na agenda para visitar. Depois de conhecer a história de um dos sócios, experimentar a comida e ter meus olhos passeando por lembranças da infância, até esqueci que estava em um centro comercial. A tradição aborígene australiana foi a inspiração para a ideia de servir frutos do mar e carnes na brasa. É uma homenagem.
Agora, soube, não é só o cardápio (enorme) com lula, peixe e camarão, carnes e pratos vegetarianos que o restaurante Jangaroo oferece. Toda quinta-feira, das 19h às 22h, tem a “Quinta da Voz e Violão” com cardápio também variado que vai da MPB, passa pelo rock nacional até o pop/rock com o músico Marlos Gonçalves, do bar Toca do Raul, em Encantadas na Ilha do Mel; e vocalista da banda Paranoia.
Serviço
Jangaroo – Peixes e Carnes
Quinta da Voz e Violão
Todas as quintas-feiras, das 19h às 22h
Telefone: (41) 99699-1088
Instagram: @restaurantejangaroo / @ochefbrunomachado/ @marlos_goncalves
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS