Até pouco tempo, Lima não era um dos destinos mais procurados por quem queria comer bem. Isso mudou e o interesse pelo lugar está crescendo, recentemente, cinco pessoas pediram referências de lá, daí o post. Todo mundo gosta de receber indicações de lugares para comer quando se está com uma viagem marcada, então, foi pensando nos pedidos que fiz e publico a lista dos restaurantes de Lima, que valem a visita. É preciso dizer que contei com a ajuda da jornalista Luciana Bianchi, que conhece a gastronomia do país, para descobrir muitos lugares.
Osso
Para quem gosta de carne a escolha mais acertada chama-se Osso. Não é bem um restaurante, na verdade é um açougue-boutique que Renzo Garibaldi, o jovem chef e proprietário obcecado por carnes, abre alguns dias da semana para poucos que querem uma refeição, tem uma única mesa nos fundos do lugar. É uma experiência inesquecível. Já falei dele aqui.
Carnicería Osso
Calle Tahiti, 175 La Molina
Telefone 368-1046
Maido
Restaurante de comida japonesa e nikkei é o Maido. O menu degustação é para iniciados, leia foodies e gourmets. Quero voltar porque tive pouco tempo e apetite quando jantei lá, mas foi o suficiente para deixar o desejo de outra experiência no endereço.
Calle San Martin, 399 Miraflores
Reservas (511) 446 – 2512
Chez Wong
Considerado um dos melhores ceviches do Peru, Javier Wong (foto) é uma instituição local. O restaurante funciona na garagem da casa dele, o ambiente é simples, e quando o chef não está o restaurante não abre. Tem dois pratos, um quente e um frio, que é o ceviche, claro, ambos preparados na frente dos clientes e com linguados frescos. Tem que ir. Não tem placa de restaurante.
Reservas: 4706217
chezwong7@hotmail.com
(Pegar o endereço, quando ligar)
Para conhecer as famosas “cozinha de autor” e ter experiências incríveis, a pedida é pedir o menu degustação, de preferência sempre aquela que o chef sugere, geralmente o maior. Indico três restaurantes:
Malabar
Lugar charmoso, menu criativo.
Chef Pedro Miguel Schiaffino
Camino Real, 101 San Isidro
www.malabar.com.pe
restaurante@malabar.com.pe
440-5200/ 440-5300/ 440-9094/ 99405-0830
Central
Astrid y Gáston
+511 442-2775
restaurante@astridygaston.com
Panchita
Calle 2 de Mayo 298, Miraflores
La Mar
Av. La Mar 770, Miraflores
(51 1) 4213365
Burger Papachos
Avenida La Paz 1045, Miraflores
Telefone:+51 1 2536460
El Mercado
El Mercado do chef Rafael Osterling é o Peru moderno e o único chef que é destaque na cidade que eu ainda não conheci, mas está na minha lista da próxima viagem. Tem dois restaurantes no distrito de Miraflores, em Lima.
http://www.rafaelosterling.pe/
Hipólito Unanue 203, Miraflores
+511 221 1322
Rafael
San Martín 300, Miraflores
+511 242 4149
La Picantería
Huaca Pucilana e Rosa Náutica
O Huaca Pucilana é famoso porque é bonito e fica dentro de um sítio arqueológico, tem uma pirâmide grande lá, eu não fui e não tenho recomendação, acho que valeria talvez uma visita, acredito ser mais turístico. Idem para o Rosa Náutica, vale apenas pelo visual, uma visita resolve.
Na rua das cevicherias La Mar, como já mencionei, destaco a própria La Mar, do Gastón Acurio, depois a Pescados Capitales.
Av. La Mar 770, Miraflores
(51 1) 4213365
Lima é bem servida de hotéis, mas se a viagem inclui Cusco e Machu Picchu recomendo a rede da Orient Express, em Miraflores, inclusive.
Em Cusco, os dois hotéis, Monastério e Nazarenas, são imperdíveis, experiência única, fiquei no segundo e foi o melhor café da manhã e quarto da viagem, tem restaurante do chef Virgílio Martinez e um SPA fantástico. Teresa Perez tem roteiros perfeitos.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS