Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Basque Culinary World Prize (BCWP). O prêmio foi criado pelo Centro Culinário Basco e pelo Governo do País Basco para escolher chefs que estejam a frente de iniciativas que tenham uma impacto positivo na sociedade. Todos os anos, eles premiam com €100.000 o chef que melhor expressa o poder transformador da gastronomia.
São candidatos ao prêmio chefs de qualquer nacionalidade, quer por trabalhos desenvolvidos ao longo da carreira, quer por iniciativas específicas em áreas como inovação, saúde, nutrição, educação, ambiente e desenvolvimento social. O prêmio é para o chef não para um projeto. O vencedor tem a liberdade de escolher como serão aplicados os recursos.
Júri
O júri é formado por alguns dos chefs mais influentes do mundo, membros do Conselho Internacional do Basque Culinary Center, presidido por Joan Roca (Espanha) e com membros como Massimo Bottura (Itália), Michel Bras (França), Dominique Crenn (França / EUA), Enrique Olvera (México), Dan Barber (Estados Unidos), Yoshihiro Narisawa (Japão), Gastón Acurio (Peru), Andoni Luis Aduriz (País Basco), Manoella Buffara (Brasil - foto), Trine Hahnemann (Dinamarca) , Mauro Colagreco (França), entre outros.
Em sua 6ª edição, e já tendo destacado ações da gastronomia para combater os efeitos devastadores da pandemia de 2020, continua a defender a força transformadora da gastronomia com histórias inspiradoras de chefs.
Premiação
O período de indicação termina em 31 de maio de 202. As inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line no site do Basque Culinary, onde estão todas as informações relacionadas ao prêmio. O vencedor será anunciado em julho e se a situação permitir uma cerimônia será realizada em novembro ainda sem local definido. Em 2020, a festa foi apenas on-line.
Ganhadores
Em 2020, José Andrés, dono de uma cadeia de restaurantes nos Estados Unidos, foi reconhecido pelo trabalho voluntário formando uma rede de cozinhas solidárias para o fornecimento de alimentos em regiões de situação de emergência, que continuou na pandemia.
Os outros premiados foram: Maria Fernanda Di Giacobbe (Venezuela/2016); Leonor Espinosa (Colômbia/2017); Jock Zonfrillo (Austrália/2018); Anthony Myint (EUA/2019).
O que: Basque Culinary World Prize
Inscrições: www.basqueculinaryworldprize
Quando: até 31 de maio de 2021
Instagram: @bculinarywp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS