Como ando pensando que deveria voltar a estudar e que o caminho seria um mestrado quase caí da cadeira ao ver um anúncio na minha caixa de entrada de emails. Nem acreditei.
Era
assim : bolsa de estudos integral para Mestrado Erasmus Mundo em políticas
alimentares da Afepa (Agricultural, food and Environmental Policy
Analysis). As inscrições estão abertas e vão até 31 de janeiro.
O mestrado é de dois anos em quatro universidades europeias focado em temas como os efeitos sócio-econômicos e ambientais de políticas alimentares, ambientais e agriculturais. Precisamos muito aprofundar os estudos nessas áreas, por isso gostei de saber da iniciativa e divulgo.
Estudar pelo mundo
Bateu vontade. Um dos meus problemas porque ainda não comecei um mestrado é descobrir qual área devo enveredar. Tenho muitos interesses, mas se eu fosse um pouco mais jovem e não tivesse ninguém que dependesse de mim aqui eu sairia correndo fazer essa inscrição e mergulharia nesse tema tão relevante.
Aí fui ler mais e me faltou ar porque morar em outro país e aprender mais um idioma ainda está entre os meus sonhos.
Os estudantes tem como opção de escolha quatro universidades: Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão, na Itália); Rheinische Friedrich-Wihelns-Universitat (Bonn, na Alemanha); Swedish University of Agricultural Sciences (Uppsala, na Suécia) ou Universitè Catholique de Louvain (Louvain, na Bélgica). Também podem fazer semestres em universidades parceiras no Chile, Espanha e Quênia e podem ainda estudar em organizações e agências governamentais pelo mundo.
As bolsas Erasmus+, programa da União Europeia, cobrem integralmente as anuidades do programa de mestrado, passagens áreas, auxílio-instalação no primeiro mês do estudante e mil euros mensais.
Então, se você se encaixa nos requisitos, inscreva-se. Ficarei torcendo por você e faz um favor pra mim, vai no meu lugar e quando estiver lá vai me contando tudo. Traga esse montão de conhecimento pra gente melhorar a nossa vida aqui.
Informações https://afepa.eu/
Incrições https://www.applications.afepa.eu/
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS