Antes de falar da campanha do título do post, vamos falar do Coletivo Alimentar, um “laboratório” formado por pessoas com muita energia e vontade de fazer com que ideias geniais tomem forma.
Na verdade, o coletivo é tanta coisa junta e eu sou tão fã que tenho dificuldade em resumir o conceito que me laçou desde a sua criação há três anos. Também, pudera, é muita admiração por quem faz a iniciativa existir.
Tudo começou com a provocação da orientadora da tese de mestrado do engenheiro e designer Luiz Mileck, “a teoria é perfeita, mas e a prática?” Mais ou menos isso. É, a prática exige talento, muito esforço e dedicação. Mesmo assim, contas devem ser pagas e é difícil enfrentar a planilha de custos mensal.
O espaço colaborativo, que começou com “100 dias sem de projeto”, foi tomando forma rapidamente e quem vê de fora não sabe de todas as dificuldades de quem quer empreender e dividir ganhos e perdas, jovens que ousam praticar um modelo diferente.
Os projetos residentes atuais que abriga, como o Somos Cozinheiros, com o Paladar Gastronomia Musical, que se vira numa estrutura mínima e surpreende com sabores puros de estética apurada, servidos no almoço diário, sem falar no subprojeto Cozinheiro Aprendiz, ou o Matten’roll, que resgata a riqueza da erva-mate esquecida, ou os incríveis pães artesanais da Miolo de Pão, além do Terraço Alimentar e da Loja do Produtor, fazem acreditar que todo o trabalho ali é valioso.
Reconhecimento e resistência
A plataforma foi reconhecida em 2017 pela Rede Latino Americana de Food Design como espaço de inovação alimentar e “acumula histórias, pois vamos muito além de prestar serviços”, comemora o idealizador do Coletivo Alimentar, Luiz Mileck, o alcance internacional.
Aos fatos. Sábado passado (28/4), o Coletivo lançou a campanha Coletivo (R)Existe, apresentando uma série de eventos para dar mais “voz” ao empreendimento. Pedro Mamoré colocou em película a ideia. Veja aqui no site https://benfeitoria.com/coletivorexiste.
Enquanto escrevia aqui, o pessoal estava lá com uma Feira de Ciências mostrando porquê a fermentação é tão importante na nossa alimentação. Faz parte da campanha. E os talentosos meninos do Paladar Gastronomia Musical, Lucas e Deidb, falaram de kombucha, coalhada, frutas fermentadas e o projeto mais recente das conservas, os picles.
Campanha
A campanha reflete a necessidade de amadurecimento e de reflexão sobre a estrutura de inovação. “Há três anos não se tinha muito claro o conceito dos espaços compartilhados de comida. Fomos pioneiros em misturar café, padaria, bar, restaurante e empório de produtos locais”, afirma Mileck, lembrando que hoje existem vilas gastronômicas espalhadas pela cidade.
O idealizador do espaço sabe que para continuar inovando é preciso repensar qual é o próximo passo. “Reconhecemos o Coletivo como um lugar autêntico para este estudo teórico-prático”, diz.
Além da incubação de novas empresas, o Coletivo promoveu visitas técnicas e debates sobre cultura alimentar, por exemplo, sempre tendo o caráter inovador como objetivo.
Acompanho e participo desde o início da proposta e acredito que o modelo de empreendedorismo colaborativo e criatividade precisa continuar existindo.
Uma das alternativas criadas pelo grupo que participa da iniciativa hoje é um financiamento coletivo com doações que começam em R$ 25,00 até R$ 90,00 (com recompensas de camisetas e adesivos, além do ingresso para a festa de aniversário de três anos).
Continuidade
O financiamento coletivo vai funcionar como um “tudo ou nada”, explicam, ou seja, se não atingirem a meta inicial de R$ 18.700,00, todo o dinheiro volta para quem doou. Ao contrário, se atingirem a meta, as recompensas serão entregues aos apoiadores da campanha, numa relação de ganha-ganha.
Com esse valor estará garantido o pagamento de três meses de aluguel, e “começará uma “virada de chave”. Hoje, a principal fonte de recursos vem dos clientes e do aluguel dos projetos residentes, mas a conta não fecha.
“Aprendemos muito com o movimento #CemDiasSemProjeto, em que fazíamos protótipos diariamente de novas soluções para ocupar o Coletivo Alimentar”, afirma Mileck. Foi neste período, por exemplo, que surgiu a padaria artesanal Maçã, já premiada pelo Bom Gourmet, e a cafeteria Pé de Café.
Hoje cinco projetos residentes se destacam no espaço e mais de 50 cozinheiros já passaram pelo Coletivo.
O próximo evento, que complementa a campanha, além do Fermenta, é o Feito por Elas – 2ª Edição (12/05), no qual várias cozinheiras assumirão a cozinha, Joy Perine, entre elas, e a Chaleirada (19/05) – evento que homenageará o café, o mate e o chá. Todos os eventos acontecem aos sábados, 12 e 19 de maio, das 11h até 20h.
Coletivo Alimentar
Rua Comendador Macedo, 233
Aberto de segunda a sexta das 11h até 19h e sábados das 11h até 20h.
Mais informações sobre os eventos:
COLETIVO(R)EXISTE >> 28/04 https://www.facebook.com/events/196288514488673/
FERMENTA >> 05/05 https://www.facebook.com/events/171852563639739/
FEITO POR ELAS >> 12/05 https://www.facebook.com/events/601422686884540/
CHALEIRADA >> 19/05 https://www.facebook.com/events/410845332660731/
ANIVERSÁRIO >> 26/05 https://www.facebook.com/events/218569552210284/
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