Finalmente, o tão esperado, estava devendo a receita, arroz de pato chega ao blog. Tem pelo menos uma amiga, que eu sei, querendo me esganar por conta da demora. Como disse na coluna da Ideias sobre o restaurante Olivença, quase uma unanimidade em Curitiba – é grande a aceitação do local –, não é uma receita para amadores. Por isso, faço algumas observações e lamento que as fotos do restaurante – pratos e da equipe parecem saídas das vitrines da Valentino, chiquérrimas, as vitrines e tudo da nova loja no Pátio Batel, claro, porque as fotos avermelhadas são de chorar, infelizmente, estão assim na edição da revista, link para a coluna aqui, não sei o que aconteceu. Mas chega de enrolação e vamos ao pato.
Arroz de pato
Ingredientes
Favas 150 g
Carne de pato em lascas 165 g
Arroz agulha 110 g
Cebola crispe 100 g
Glacê 100 ml
Cebola picada 100 g
Bacon em cubinhos 30 g
Vagem 40 g
Tomate concassê 40 g
Chouriço português 40 g
Ervilha 40 g
Ciboulette 10 g
Manteiga sem sal 50 g
Caldo de pato 150 ml
Sal 10 g
Pimenta
Nota: para o caldo de pato reserve os ossos da coxa depois de limpo e cozinhe por 20 minutos, se preferir, acrescente alguns legumes.
Modo de preparar
1. Em uma panela ou frigideira, refogar cebola e bacon.
2. Acrescentar os seguintes ingredientes: favas, ervilha, vagem, arroz e a carne de pato.
3. Misture tudo muito bem, coloque o caldo, deixe cozinhar por um minuto até secar um pouco, acrescente a manteiga, a ciboulette, o tomate concassê, o glacê de pato, o que deixará o arroz mais escuro, e termine o cozimento.
Finalizar
Coloque o arroz de pato no meio de um prato e sirva com a cebola crispe.
Ajuda prometida
As favas você precisa cozinhar antes, é como cozinhar feijão, isso acho que não precisa explicar, imagino. As ervilhas e a vagem devem ser branqueadas e o arroz cozido.
Cebola crispe ou crispy
Corte a cebola em fatias, deixe no gelo, passe na farinha de trigo, tire o excesso e frite em óleo quente, um pouco antes de servir.
Caldo de pato
Eu fiz mais do que a receita do chef. Preparei o caldo de pato como preparo o caldo de carne. Tendo tudo isso pronto, fazer o arroz fica muito fácil e o glacê está em outro post na sequência.
Olivença
Rua Teixeira Coelho, 235 Batel
Telefone: 41 3016-9988
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS