Pissaladière é um tipo de pizza, e ainda se preparar com uma massa de fermentação natural será um arraso. Rápida e fácil de fazer. Foi o almoço de sábado passado, com uma saladinha para acompanhar e voilá! É o que basta.
As raspas de laranjas e a cebola caramelizada dão um toque especial e suavizam as anchovas. Não acreditei que valorizariam tanto o prato.
A receita lembrou-me que já temos pizzarias usando fermentação natural e isso é o máximo em sabor, além de ser mais saudável, fiquei pensando em recuperar minha “madre mãe”, perdida na geladeira.
Não conhecia ainda a da A Fábrika, a padaria no Jardim Ambiental, que serve pizza às quartas-feiras. Mas provei a deliciosa massa da Del Borgo, restaurante e pizzaria italiana bem montada em frente a pracinha da Igreja do Cabral, em Curitiba. Virei cliente.
Pissaladière
Rende quatro a seis porções.
Ingredientes
5g de fermento biológico
75ml de água morna
1 pitada de açúcar
150g de farinha de trigo forte
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de alecrim seco
1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para pincelar
Para o recheio
500g de cebolas grandes cortadas em lâminas
8 anchovas (com óleo escorrido)
1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para regar
1 pitada de açúcar
raspar finas de uma laranja (opcional)
10 azeitonas pretas sem o caroça
Modo de fazer
Dissolva o fermento na água com o açúcar. Acrescente os ingredientes secos e o azeite para formar a massa. Deixe-a sobre uma superfície com um pouco de farinha e sove até estar bem lisa e elástica, durante cerca de cinco minutos.
Unte uma forma com azeite e abra a massa até ficar com 3mm de espessura, suba um pouco nas laterais da forma, como uma pizza. Pincele com azeite e cubra com um pano úmido, deixando crescer por aproximadamente 30 minutos em um lugar quente.
Recheio
Refogue as cebolas e duas anchovas no azeite por 30 minutos. Quando estiverem transparentes, adicione o açúcar e as raspas de laranja. Deixe esfriar por alguns minutos. Coloque a cebola sobre a massa e as outras anchovas, regue com azeite e coloque para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos mais ou menos. Quando pronta, acrescente as azeitonas. Verifique o sal das anchovas, se estiverem muito salgadas podem ser lavadas e secas com papel toalha. Também podem ser acrescentadas depois que tiram a pissaladière do forno, se preferir mais não tão sequinhas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS