Servida no hotel Wardorf há dois séculos, incrível, a salada que tem o mesmo nome do estabelecimento, ainda é um hit parade, principalmente nesta época. Fui eu fazer a minha para a ceia de Natal e não achei a receita, sempre repito, atendendo pedidos. Por isso, mais uma vez, publico a dita. Minha memória é péssima. Nunca lembro das quantidades e dos detalhes. Achei na Internet até uma versão contemporânea da Helena Rizzo, porém muito complicada para o meu gosto, prefiro comer no restaurante dela, quando tiver. Fui atrás de uma receita tradicional e fiz algumas adaptações. Deu certo, eu gostei. É da série ¨receitas para o Natal¨. Como atrapalhada que sou, perdi a foto da salada, corri fazer uma só de maçãs mesmo porque preciso ilustrar o post. Não é difícil imaginar como fica, até porque ela não é fotogênica. Outro dia, escutei alguém perguntar se tem uma máquina que corta as maçãs em tirinhas. Não conheço. Dá trabalho cortar assim, mas sempre acho que o resultado compensa. Não dá pra ter preguiça na cozinha. Se preferir, pra agilizar, corte em cubos. Use o descascador, aquele utensílio para tirar o caroço e o outro que corta em fatias grandes. Ajuda.
Salada Waldorf
Ingredientes
4 maçãs verdes (gosto de misturar e colocar uma, ou duas vermelhas)
1 talo de salsão
½ xícara de nozes picadas
1 xícara de creme de mesa fresco
1 copinho de iogurte grego sem açúcar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Passas brancas (opcional)
Suco de 2 limões
Modo de preparar
Fatie o salsão e pique as nozes.
Descasque as maçãs, tire as sementes, corte em meia-lua e coloque o suco de 1 limão para não escurecer.
Bata levemente o creme de mesa com o iogurte e o caldo de 1 limão (muitas pessoas preferem usar maionese no lugar do creme de mesa, ou ainda substituindo o iogurte) e misture numa tijela as maçãs, o aipo e as nozes picadas. Arrume em um prato de vidro bonito. Sirva a seguir.
Repolho roxo
Também procurei uma receita de repolho roxo na internet. Achei uma que dizia ser típica alemã. Acabei adaptando. Indicava deixar o repolho cortado marinando um dia antes, não vi diferença. Achei um pouco ácida, culpa do meu vinagre de xerez, talvez com o comum isso não aconteça, em todo o caso, exclui da minha versão.
Ingredientes
1 repolho roxo
2 maçãs
¼ de xícara de uva passas brancas
½ xícara de vinho tinto
Modo de preparar
Corte o repolho em tiras. Refogue no azeite e adicione a canela e o cravo. Acrescente o vinho tinto. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar devagar em fogo baixo, por mais ou menos uma hora, mexendo sempre. Acrescente água, se necessário. Depois junte as maçãs cortadas em pedaços e uva passa branca. Acrescente o açúcar mascavo. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo. Se precisar, pode engrossar com um pouco de maisena dissolvida em água, eu não gosto.