Servida no hotel Wardorf há dois séculos, incrível, a salada que tem o mesmo nome do estabelecimento, ainda é um hit parade, principalmente nesta época. Fui eu fazer a minha para a ceia de Natal e não achei a receita, sempre repito, atendendo pedidos. Por isso, mais uma vez, publico a dita. Minha memória é péssima. Nunca lembro das quantidades e dos detalhes. Achei na Internet até uma versão contemporânea da Helena Rizzo, porém muito complicada para o meu gosto, prefiro comer no restaurante dela, quando tiver. Fui atrás de uma receita tradicional e fiz algumas adaptações. Deu certo, eu gostei. É da série ¨receitas para o Natal¨. Como atrapalhada que sou, perdi a foto da salada, corri fazer uma só de maçãs mesmo porque preciso ilustrar o post. Não é difícil imaginar como fica, até porque ela não é fotogênica. Outro dia, escutei alguém perguntar se tem uma máquina que corta as maçãs em tirinhas. Não conheço. Dá trabalho cortar assim, mas sempre acho que o resultado compensa. Não dá pra ter preguiça na cozinha. Se preferir, pra agilizar, corte em cubos. Use o descascador, aquele utensílio para tirar o caroço e o outro que corta em fatias grandes. Ajuda.
Salada Waldorf
Ingredientes
4 maçãs verdes (gosto de misturar e colocar uma, ou duas vermelhas)
1 talo de salsão
½ xícara de nozes picadas
1 xícara de creme de mesa fresco
1 copinho de iogurte grego sem açúcar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Passas brancas (opcional)
Suco de 2 limões
Modo de preparar
Fatie o salsão e pique as nozes.
Descasque as maçãs, tire as sementes, corte em meia-lua e coloque o suco de 1 limão para não escurecer.
Bata levemente o creme de mesa com o iogurte e o caldo de 1 limão (muitas pessoas preferem usar maionese no lugar do creme de mesa, ou ainda substituindo o iogurte) e misture numa tijela as maçãs, o aipo e as nozes picadas. Arrume em um prato de vidro bonito. Sirva a seguir.
Repolho roxo
Também procurei uma receita de repolho roxo na internet. Achei uma que dizia ser típica alemã. Acabei adaptando. Indicava deixar o repolho cortado marinando um dia antes, não vi diferença. Achei um pouco ácida, culpa do meu vinagre de xerez, talvez com o comum isso não aconteça, em todo o caso, exclui da minha versão.
Ingredientes
1 repolho roxo
2 maçãs
¼ de xícara de uva passas brancas
½ xícara de vinho tinto
Modo de preparar
Corte o repolho em tiras. Refogue no azeite e adicione a canela e o cravo. Acrescente o vinho tinto. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar devagar em fogo baixo, por mais ou menos uma hora, mexendo sempre. Acrescente água, se necessário. Depois junte as maçãs cortadas em pedaços e uva passa branca. Acrescente o açúcar mascavo. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo. Se precisar, pode engrossar com um pouco de maisena dissolvida em água, eu não gosto.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS