Programação em live streaming será transmitida gratuitamente. Acesse o link.
Como dizia um amigo jornalista, tão completo que vai como veio.
Está definido o programa do THE POWER OF FOOD, o maior evento virtual do mundo dedicado ao debate sobre o futuro do sector da restauração. Nos dias 4 e 5 de maio, através deste LINK todos poderão assistir gratuitamente, em live streaming e em qualquer parte do mundo, à discussão entre os maiores nomes da gastronomia nacional e internacional, numa iniciativa inédita com o selo Sangue na Guelra.
Numa altura em que as dúvidas continuam a adensar-se e as respostas tardam em chegar, mais de 40 personalidades, entre chefs, jornalistas, produtores e restauradores assumem o compromisso de fazer parte da solução. Como? Tentando responder a algumas das questões que assombram o sector: como sobreviverá a restauração independente? Haverá espaço para o fine dining? Como antecipar a mudança de prioridades e os hábitos de consumo dos clientes? Que características terão de ter os restaurantes do futuro?
Todas as talks são apresentadas por Ana Músico e Paulo Barata, organizadores do Sangue na Guelra e fundadores da Amuse Bouche, e têm 30 minutos de duração. Com o objetivo de fomentar a interação entre os speakers e o público, cada debate é seguido por uma sessão de Q&A de dez minutos.
4 DE MAIO
Num primeiro dia que arranca com uma sessão totalmente em português, os chefs Alexandre Silva (LOCO* e FOGO), Hugo Brito (Boi Cavalo) e Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio) conversam sobre o futuro da restauração independente, num debate moderado pelo jornalista gastronómico Rafael Tonon (Eater e Fine Dining Lovers).
Mais tarde, economia, sustentabilidade e a importância do fator humano são alguns dos temas que estão em cima da mesa, com os chefs Andoni Aduriz (Mugaritz**), Joan Roca (El Celler de Can Roca***), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores), Enrico Vignoli (grupo Francescana), Bo Songvisava e Dylan Jones (Bo.lan*), César Costa (Corrutela), Mauro Colagreco (Mirazur***), Virgilio Martínez (Central) e Pía Léon (Kjolle), o académico e político Miguel Poiares Maduro, o economista Tim Jackson e o consultor financeiro Joan Melé.
A liderar e moderar alguns destes debates estão alguns nomes grandes do jornalismo e da crítica gastronómica, como João Wengorovius (autor do livro We, Chefs), Ryan King (Fine Dining Lovers), Alexandra Forbes (GQ Brasil e Folha de São Paulo) e Anna Morelli (Cook_inc).
5 DE MAIO
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, inaugura um segundo dia que tem como temas centrais o futuro do fine dining e a importância da responsabilidade social na indústria. O painel de speakers volta a contar com alguns dos chefs mais renomados do mundo, como Julien Royer (Odette***), Dan Barber (Blue Hill at Stone Barns** e Blue Hill*), Ana Roš (Hiša Franko), Gaggan Anand (Gaggan Anand), Daniel Humm (Eleven Madison Park***), José Avillez (Belcanto**) e Henrique Sá Pessoa (ALMA*).
Num dia que também conta com intervenções dos jornalistas Olivier Joyard (Les Inrockuptibles e Número), Kaja Sajovic (Fine Dining Lovers) e Andrea Petrini (World Restaurant Awards e GELINAZ!), o papel do jornalismo na crise da indústria está no centro da discussão entre Alexandra Prado Coelho (Público), Ben Mervis (Fare Magazine) e Howie Kahn (GQ e Details).
Noutro tema que promete gerar muita discussão, os vinhos, naturais e convencionais, estão no centro de um debate que conta com Miguel Pires (Mesa Marcada), Marko Kovac (festival Karakterre) e Niklas Peltzer (Meinklang).
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS