Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IPCA-15

Prévia da inflação sobe 0,11% em janeiro com alimentos e bebidas mais caros

IPCA-15
O tomate e o café moído foram os vilões do período e subiram em meio a um puxão de orelha de Lula em ministros. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A prévia da inflação do mês de janeiro subiu 0,11% de acordo com dados do IBGE divulgados nesta sexta (24). O chamado Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi pressionado para cima por causa dos alimentos e bebidas, que tiveram uma variação de 1,06% – a maior entre os nove segmentos analisados.

O tomate voltou a ser o vilão dos alimentos, como ocorreu no passado, com um aumento de 17,12%, e do café moído com 7,07%. A alimentação em casa, como um todo, teve uma alta de 1,1% no período pesquisado, enquanto que a fora do domicílio variou 0,93%.

A questão dos alimentos mais caros tem sido a tônica das discussões nesta semana em Brasília, tanto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para esta manhã com ministros para discutir medidas que possam reduzir os preços cobrados. No começo da semana, ele deu um puxão de orelha nos ministros afirmando que a comida está muito cara para os trabalhadores.

A alta da prévia da inflação em janeiro foi menor do que em dezembro, quando somou 0,34%, mas já soma 4,5% no acumulado de 12 meses. Este é o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Além dos alimentos, o segmento de transportes também pesou no bolso dos brasileiros, com uma alta média de 1,01% puxada novamente pelas passagens, como ocorreu em alguns meses de 2024. Na prévia de janeiro, viajar de avião ficou 10,25% mais caro.

Os combustíveis também pesaram no mês, com aumentos nos preços do etanol (1,56%), do óleo diesel (1,10%), do gás veicular (1,04%) e da gasolina (0,53%).

De todos os grupos pesquisados, apenas o de habitação recuou no mês, com uma queda de 3,43% impulsionada principalmente pela redução de 15,46% das tarifas de energia elétrica residencial.

“A queda registrada é em decorrência da incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas no mês de janeiro”, diz o IBGE em nota.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.