Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações internacionais

Líderes mundiais parabenizam Trump após posse como novo presidente dos EUA

Líderes mundiais parabenizam Trump após posse como novo presidente dos EUA
Donald Trump durante posse como novo presidente dos EUA (Foto: EFE/EPA/Greg Nash)

Ouça este conteúdo

Nesta segunda-feira (20), líderes de todo o mundo felicitaram o republicano Donald Trump pela sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos. O retorno de Trump à Casa Branca foi marcado por mensagens de apoio e expectativas de renovação das relações globais.

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, declarou que a aliança agora pretende “impulsionar os gastos e a produção em defesa” com Trump no comando da Casa Branca.

“Minhas calorosas felicitações ao presidente Trump e ao vice-presidente JD Vance. Juntos podemos alcançar a paz por meio da força”, afirmou em publicação na rede social X.

Líderes da União Europeia também manifestaram entusiasmo com o retorno do republicano à Casa Branca. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou a necessidade de enfrentar desafios globais conjuntamente.

“Juntos, nossas sociedades podem alcançar maior prosperidade e fortalecer sua segurança comum. Essa é a força duradoura da parceria transatlântica”, pontuou.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que tentará se manter no cargo nas eleições de fevereiro, também se pronunciou, reforçando a parceria entre os dois países.

“Os EUA são nosso aliado mais próximo e o objetivo de nossa política é sempre uma boa relação transatlântica”, afirmou.

O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, disse que espera trabalhar com o novo governo americano para “enfrentar os desafios globais comuns”.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer, do Partido Trabalhista, gravou uma mensagem em vídeo celebrando a "relação especial" entre os dois países e expressou confiança na continuidade dessa amizade.

“Por séculos, a relação entre nossas duas nações tem sido marcada por colaboração, cooperação e uma parceria duradoura. Juntos, defendemos o mundo da tirania e trabalhamos pela nossa segurança e prosperidade mútuas. Com o afeto duradouro do Presidente Trump e os laços históricos com o Reino Unido, sei que essa profunda amizade continuará”, disse.

Na Ásia, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, felicitou Trump e destacou o compromisso conjunto por um Indo-Pacífico livre e aberto. Da Índia, o premiê Narendra Modi reforçou a importância da cooperação entre as nações e celebrou a posse como um momento “histórico”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou a política de “paz pela força” anunciada por Trump como uma oportunidade para alcançar uma “paz duradoura” em meio ao conflito com a Rússia.

“O presidente Trump é sempre decisivo, e sua política oferece uma oportunidade de fortalecer a liderança americana e alcançar uma paz justa”, disse.

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Trump, ao mesmo tempo em que expressou sua disposição de retomar "contatos diretos" com a Casa Branca.

"Ouvimos suas declarações sobre a necessidade de fazer todo o possível para evitar uma Terceira Guerra Mundial. Claro, acolhemos esse espírito e parabenizamos o presidente eleito dos EUA por sua posse", disse

Líderes do Oriente Médio, como Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, também enviaram mensagens calorosas. Netanyahu agradeceu o esforço dos EUA na libertação de reféns israelenses e destacou a importância da parceria entre os dois países.

“Estou ansioso para trabalhar com você [Trump] para destruir as capacidades militares do Hamas e garantir que Gaza nunca mais represente uma ameaça a Israel”, afirmou.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou apoio à proposta de Trump de encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Precisamos resolver essa questão o mais rápido possível. Desejo que o segundo mandato de Trump traga benefícios para toda a humanidade”, declarou.

Na América Latina, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Trump e ressaltou os laços históricos entre Brasil e Estados Unidos, enfatizando o “respeito mútuo”.

“Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.