Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após votação no Senado

Pete Hegseth é empossado como novo Secretário de Defesa dos EUA

O ex-apresentador da Fox News Pete Hegseth foi o escolhido de Trump para liderar o Pentágono durante seu governo (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

O ex-membro da Guarda Nacional dos EUA e ex-apresentador da Fox News Pete Hegseth foi empossado neste sábado (25) como novo secretário de Defesa dos Estados Unidos, após uma votação apertada no Senado que contou com participação do vice-presidente do país, J.D. Vance.

A cerimônia de confirmação do escolhido de Donald Trump no cargo ocorreu algumas horas depois de Vance precisar decidir se confirmava ou não Hegseth como líder do Pentágono, visto que os congressistas empataram nos votos. Essa é uma situação rara nas nomeações para o gabinete.

Nos últimos dias, o novo secretário de Defesa vinha enfrentando acusações de agressão sexual e consumo excessivo de álcool que, para os congressistas democratas, eram fatores relevantes para sua confirmação em um dos cargos mais importantes do governo federal.

Por outro lado, os republicanos conseguiram se manter unidos para aprovar a escolha do presidente Donald Trump para a pasta, classificando o ex-apresentador da Fox News como um "agente de mudança" para o Pentágono.

O líder da maioria republicana no Senado, John Thune, elogiou Hegseth, dizendo que a experiência dele no Iraque e no Afeganistão lhe dará uma “perspectiva de guerreiro” no cargo. “O foco do Pentágono será vencer guerras”, declarou Thune.

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, empossou Hegseth como secretário de Defesa na manhã deste sábado.

Com a cerimônia realizada, o novo secretário terá a missão de comandar a maior agência federal dos EUA, responsável por milhões de tropas e um orçamento de mais de US$ 800 bilhões. Entre as medidas já propostas por Pete Hegseth está a demissão de membros do Estado-Maior Conjunto.

Antes de realizar uma viagem à Carolina do Norte e Califórnia, estados que foram devastados nos últimos meses por desastres naturais, Trump deixou uma mensagem sobre a escolha do novo secretário. “Pete é um homem muito, muito bom. Espero que ele consiga”, afirmou o presidente antes de deixar a Casa Branca.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.