Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro da Síria durante o regime do ditador Bashar al-Assad, Mohamed Ghazi al-Jalali, concordou nesta segunda-feira (9) em transferir o poder no país ao chamado Governo de Salvação, que administra a província de Idlib, no norte sírio.
Segundo informações da agência Reuters, Jalali confirmou a informação à emissora Al Arabiya TV. O anúncio ocorreu após uma reunião dele com o líder da coalizão rebelde liderada pela Organização de Libertação do Levante (HTS, na sigla em árabe), Abu Mohamed al-Jolani, e o presidente do Governo de Salvação, Mohamed al-Bashir.
Mais cedo, os rebeldes, que chegaram a Damasco no fim de semana, forçando a fuga de Assad da Síria (ele seguiu para a aliada Rússia), já haviam comunicado que Bashir lideraria um governo de transição na Síria.
Segundo a emissora CNN, os rebeldes sírios divulgaram um vídeo da reunião de Jolani e Jalali e disseram que o objetivo do encontro foi “coordenar a transferência de poder de uma maneira que garanta a prestação de serviços ao nosso povo na Síria”.