Ouça este conteúdo
Marco Rubio assumiu oficialmente nesta terça-feira (21) o cargo de secretário de Estado dos Estados Unidos em uma cerimônia oficial em Washington, prometendo trabalhar por um mundo mais seguro e alinhado às diretrizes do presidente Donald Trump.
Rubio, um crítico de Lula e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro membro do novo gabinete de Trump a ser confirmado pelo Senado, com aprovação unânime na segunda-feira (20). O juramento de posse foi conduzido pelo novo vice-presidente JD Vance.
Após prestar o juramento, Rubio destacou a prioridade de sua gestão na promoção da paz global.
“Um dos principais objetivos das políticas exteriores americanas será a promoção da paz. Por suposto, uma paz através da força, uma paz sempre sem abandonar nossos valores, mas acredito que é extraordinário que isso precise ser dito e que não tenha sido enfatizado o suficiente na memória recente”, afirmou o novo chefe da diplomacia americana.
A cerimônia de posse de Rubio como novo secretário contou com a presença de familiares e aliados políticos. O vice-presidente JD Vance o abraçou calorosamente após a posse, enquanto sua esposa, Janette Rubio, acompanhava o evento ao seu lado. Emocionado, Rubio dedicou algumas palavras em espanhol a seus pais, que emigraram de Cuba para a Flórida em 1956.
“O propósito da vida deles foi que nós pudéssemos viver os sonhos que não foram possíveis para eles. É uma honra incrível ser o secretário de Estado do país mais poderoso e mais bom da história da humanidade”, afirmou.
Enquanto ocupava o cargo de senador pela Flórida, Rubio já era conhecido por sua experiência em política internacional. A pasta liderada pelo agora ex-congressista é considerada uma das mais importantes do governo americano. Rubio substitui Antony Blinken, que atuou como secretário de Estado no governo de Joe Biden.