Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova administração

Trump encerra programas de diversidade do governo federal

O presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca no dia da posse presidencial (Foto: EFE/EPA/AL DRAGO / POOL)

Ouça este conteúdo

A nova administração da Casa Branca, liderada por Donald Trump, informou nesta quarta-feira (22) sobre o afastamento dos funcionários que atuavam durante o governo de Joe Biden com programas de diversidade e inclusão, as chamadas políticas DEI, um novo passo para encerrar totalmente ações nesse sentido no novo governo federal.

As mudanças obedecem a ordem executiva assinada por Trump no dia da posse. Nesta terça-feira (21), o site da agência dedicada a tratar desses assuntos foi retirado do ar pelo departamento liderado por Elon Musk, o DOGE.

O novo presidente empossado classificou tais programas como “discriminatórios” e insistiu em restaurar a contratação estritamente baseada em mérito.

"As política de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em nossas instituições as corrompeu ao substituir o trabalho árduo, o mérito e a igualdade por uma hierarquia preferencial divisiva e perigosa", diz um trecho da ordem executiva assinada por Trump.

O Escritório de Gestão de Pessoal do governo federal emitiu um memorando nesta terça-feira, direcionado às agências, para colocarem os funcionários do escritório DEI em licença remunerada até as 17h desta quarta-feira e remover todas as páginas públicas focadas nessas políticas no mesmo prazo, segundo informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.